Festival Cidade das Tortas abre nesta quarta-feira

  • Lançamento foi realizado na sexta-feira, 1º, com apresentação e degustação das produções das padarias e confeitarias expositoras

    Assunto: CIDADE DAS TORTAS  |   Publicado em: 04/09/2023 às 15:10   |   Imprimir

O 16º Festival Cidade das Tortas foi lançado na noite da última sexta-feira, 1º, para autoridades, convidados e imprensa, com degustação das receitas que serão comercializadas durante o evento, de 6 a 10 de setembro no Centro Histórico de Santo Ângelo. Apresentaram suas produções gastronômicas as padarias, confeitarias e agroindústrias que estarão participando do festival. Também foram apresentados os patrocinadores e apoiadores.
O lançamento foi realizado na Escola do SENAC de Santo Ângelo com a presença do casal presidente de Honra do festival, o prefeito Jacques Barbosa, a primeira-dama, Juliana Barbosa; o casal patrono, o deputado estadual Eduardo Loureiro, representado na cerimônia por sua esposa, a empresária Robriane Raguzzoni Loureiro; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, João Baptista Santos da Silva; o anfitrião, o gerente do SENAC Santo Ângelo, Rafael Tunes; e representantes das entidades apoiadoras e patrocinadores.
TORTAS
Após a cerimônia de lançamento, foram colocadas para degustação dos convidados, a produção das empresas: Casa da Trufa Artesanal – Torta Majestade; Cakes Sabores - Torta Catedral; Delícias Ferretti - Torta Sesquicentenário; Divino Dom – Torta Morango Moreno Supremo; Luciana Missio - Torta Mercedita; Dafla Buriti - Morango com Nutella; Fran Alves - Torta Dois amores; Padaria Paladar - Torta Miss Primavera; Luciana Callegaro - Torta 150 anos; Weinert e Cia Ltda. - Torta Sesquicentenário; Café da Léia - Torta Ebenézer; Agroindústria Brutti - Delícia de Abacaxi; Michela Doces - Torta Delícias de Amendoim; Padaria e Confeitaria Nossa Senhora Aparecida - Torta Ipê Amarelo; Casa de Chá Frau Hintz - Torta Lorena; Padaria Molinar - Torta dos Anjos; e o SENAC apresentou a Torta Kõ-Gõi, inspirada em ingredientes dos tempos das reduções jesuíticas, produzidas pelas coordenadoras do Curso de Gastronomia do SENAC, Andressa Santos de Oliveira e Carine Pellentir.
PROGRAMAÇÃO
A novidade deste ano é uma intensa programação com a realização do 2º Liquida Santo Ângelo, com mais de 40 expositores confirmados no Salão Paroquial da Catedral Angelopolitana levando até o consumidor ofertas e descontos atrativos, de quinta a domingo; e o Festival de Bandas Marciais, que acontecerá domingo, dia 10, além de apresentações musicais, oficinas gastronômicas do Senai e concurso de Cospley.
Entre as atrações está a torta de 150 metros, em homenagem aos 150 Anos de Emancipação Político-Administrativa de Santo Ângelo, que será fatiada e distribuída à população presente no Centro Histórico, às 16 horas do domingo. Os ingredientes para a confecção da torta foram doados por Weinert Supermercados e a produção estará a cargo da Escola de Gastronomia do SENAC.
O secretário João Baptista Santos da Silva, destacou o projeto de lei do deputado estadual Eduardo Loureiro que tramita na Assembleia Legislativa declarando Santo Ângelo a Cidade das Tortas, e da possibilidade de a lei ser sancionada durante o evento. “O que é de fato, passará ser de direito”.
PARTICIPAÇÃO
Também participaram do lançamento, o presidente em exercício do Instituto de Ações Integradas (IAI), entidade realizadora do 16º Festival Cidade das Tortas, Oscar Diniz Neto; Jânio Bones, secretário municipal de Governo e Relações Institucionais; o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Alberto Gonçalves; a titular da 14ª Coordenadoria Regional de Educação, Rosa Maria de Souza; Carlos Eduardo de Oliveira Bueno, representando a gerência regional do SEBRAE Noroeste; Gilberto Aiolfi, presidente do Sindilojas Missões; Jacqueline Boz, coordenadora Pedagógica do SENAI; Marlise de Lima, gerente de Mercado do Banrisul, representando a Superintendência Regional Noroeste; Diomar Formenton, presidente da FEAAGRI Missões; Odila Motta, da MK Produções Culturais e produtora executiva do festival; a Rainha do Sesquicentenário, Sandy Couto; o embaixador da Central do Bem, o paulista Luiz Gustavo Mustafe Peres, que representará o Brasil no concurso Mister Global 2023; e representantes dos expositores.
Fotos: Fernando Gomes