Governo Municipal incentiva adesão de empresas ao Programa Internet para Todos

  • Reunião com representantes de provedores esclareceu sobre o projeto. Proposta de adesão será levada às direções das empresas

    Assunto: Cidades Digitais  |   Publicado em: 31/01/2018 às 13:11   |   Imprimir

Mobilizar e orientar os provedores de internet para adesão ao programa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) “Internet para Todos”, foi o objetivo da reunião promovida pelo prefeito em Exercício Bruno Hesse, com representantes de empresas estabelecidas em Santo Ângelo, nesta terça-feira, 30, pela manhã, no Gabinete do Executivo.
O Município de Santo Ângelo já encaminhou protocolo de adesão ao programa federal para oferecer, nesta primeira etapa, acesso à internet a custos reduzidos em sete localidades do interior - Buriti, Barra do São João, Parque das Oliveiras, Colônia Municipal, Restinga Seca, Atafona e Restinga Seca. O que o Executivo pretende é incentivar empresas que prestam serviço de acesso à rede mundial de computadores a aderir ao Programa e, com apoio do Governo Municipal, investir nas comunidades rurais para ofertar internet a preços reduzidos e atender a demanda reprimida. 
Hesse explicou que para aderir ao Internet para Todos, o Governo Municipal irá oferecer isenção de Imposto Sobre Serviços (ISS) e espaço físico para a instalação dos equipamentos das empresas interessadas em explorar a conexão no interior. O prefeito em Exercício argumenta que oferecer internet para o meio rural é um compromisso de governo e o município não medirá esforços para honrá-lo. 
Participaram da reunião o engenheiro André Reule, e os representantes da Sygo Telecom, Felipe Secco e da MKS Net, Tiago Pereira da Silva. As duas empresas manifestaram o interesse em fornecer internet para as localidades e estarão discutindo com suas respectivas direções e colhendo maiores informações junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações sobre a prestação do serviço e os incentivos do Governo Federal. De acordo com os representantes, em uma avaliação preliminar, o investimento estaria orçado em cerca de R$ 20 mil por localidade.

Fotos: Fernando Gomes