Santo Ângelo recebe fibra óptica para implantação

  • Rede interligará 30 órgãos governamentais e contará com quatro pontos de acesso público

    Assunto: Cidades Digitais  |   Publicado em: 16/12/2013 às 11:26   |   Imprimir

Foram executadas nesta semana, em Santo Ângelo, as obras de instalação da rede de fibra óptica, para a implantação do Programa Cidades Digitais. Desenvolvido pelo Ministério das Comunicações, o projeto piloto do programa beneficia 80 municípios do país e integra as políticas públicas de inclusão digital desenvolvidas pelo governo federal.
A instalação da insfraestrutura está sob a responsabilidade da Petcom, de São Paulo, empresa vencedora da licitação para implantação do sistema em todos os municípios do Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, são apenas seis municípios contemplados neste projeto piloto.
Em Santo Ângelo a implantação do Cidades Digitais está sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e é acompanhada pelo técnico Renato Ribas.

O PROGRAMA
O Programa Cidades Digitais tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.
Segundo o secretário de Planejamento de Santo Ângelo, Nery Franco, a "cidade digital" integra informações gerais e de serviço, permite simulações que ajudam no planejamento e gestão do espaço e serve como instrumento estratégico de urbanismo contemporâneo. "Além disso, aumenta a eficiência no serviço público, reduz custos operacionais e amplia o controle do processo, desburocratiza atividades, simplifica processos gerencias e operacionais e, principalmente, reduz prazos de atendimento à população nas áreas da saúde, educação, assistência social, segurança e administração em geral", afirmou Franco.
Ainda de acordo com Franco, o projeto democratiza o acesso à internet e às novas tecnologias. "A rede de fibra óptica deverá atrair empresas de alta tecnologia", acrescentou.
Já o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, destacou que essa é mais uma iniciativa que contribuirá na retomada do desenvolvimento econômico do município, através do acesso à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

A REDE DE FIBRA ÓPTICA
Dentre os 80 municípios contemplados, Santo Ângelo receberá o maior anel de fibra óptica e o maior número de pontos. Com 30 quilômetros de extensão a rede interligará virtualmente 30 órgãos governamentais do município, como secretarias e algumas escolas, e outros quatro pontos públicos - as praças Pinheiro Machado e Ricardo Leônidas Ribas, o Centro Municipal de Cultura e o Parque de Exposições Siegfried Ritter.
Para a implantação da rede de fibra óptica em Santo Ângelo, o governo federal investiu R$ 1 milhão. No total, serão aplicados R$ 55 milhões em todo o país.
Com o Cidade Digital, Santo Ângelo receberá softwares públicos gratuitos para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação. Os servidores, serão capacitados no uso específico dos aplicativos e da rede, assim como nas TICs, agilizando o atendimento à população.
A próxima etapa do projeto prevê a gestão compartilhada da rede de fibra óptica entre a empresa e o município pelo período de seis meses. Posteriormente, o município assume a operação do sistema.
Em uma etapa final, o projeto deverá atingir 100% da área urbana e da zona rural do município. Nesta fase, será possível o acesso à população em geral, empresas e residências com qualidade e rapidez ao serviço.