Desenvolvimento econômico de Santo Ângelo é tema de reunião do Conselhão

  • Encontro foi realizado hoje, na Redemaq

    Assunto: Conselhão  |   Publicado em: 25/11/2014 às 15:11   |   Imprimir

A Redemaq sediou hoje ,25, mais uma reunião de trabalho do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Santo Ângelo (CDES/SA) – o Conselhão. O principal assunto discutido durante o encontro foi a vocação e logística do município voltadas ao desenvolvimento econômico e social.

Ao debater amplamente o assunto, os membros do Conselhão apresentaram diversas propostas na busca pelo fortalecimento da economia da Capital das Missões. No entanto, é unanimidade que uma das grandes alavancas para o desenvolvimento é a implantação de novas indústrias.

Além disso, foi explanado sobre a necessidade de elaborar um Plano Estratégico de Desenvolvimento para o município. Ficou definido que na próxima reunião do Conselhão será realizada uma análise do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Conselho Regional de Desenvolvimento das Missões (Corede Missões), construído em 2010. A partir desta análise deverão ser sugeridas possibilidades para incrementar e fortalecer a economia de Santo Ângelo.

O coordenador do Conselhão, empresário Lauri Müller, reiterou o caráter consultivo do órgão e disse que através das discussões deverão surgir encaminhamentos viáveis para a retomada do desenvolvimento do município.

Já o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, ressaltou que o papel do chefe do Poder Executivo é de ser articulador das políticas voltadas ao desenvolvimento do município. Andres apresentou aos membros do Conselhão proposta para a realização de um seminário de estudos que tenha como foco os problemas do município. “O objetivo seria apontar os caminhos para os setores que precisam ser desenvolvidos”, explicou o prefeito.

A próxima reunião do Conselhão está marcada para 24 de fevereiro de 2015 na Casa do Pecurista, no Parque de Exposições Siegfried Ritter. Em virtude das festas de final de ano e do período de férias o Conselhão fará recesso até fevereiro.

 

AEROPORTO REGIONAL

Outro assunto abordado na reunião do Conselhão foram as obras do Aeroporto Regional de Santo Ângelo – Sepé Tiaraju. Foi sugerida ainda a possibilidade de mudar o sistema de administração do aeroporto que está com os pousos e decolagens paralisados.

O Aeroporto Regional de Santo Ângelo foi interditado para a execução de melhorias em 17 de junho de 2013. Mas, as obras só iniciaram em agosto. Em outubro de 2013, quando deveriam estar concluídas as obras de melhoria estavam paralisadas devido a entraves burocráticos e atraso no repasse de recursos do governo do Estado.

Em agosto de 2014, os trabalhos de readequação na pista do aeroporto foram reiniciados. As obras de restauração e reforço do pavimento, sinalização e cercamento da pista deveriam ser concluídas até 22 de novembro, no entanto, a previsão é que os serviços sejam concluídos apenas em março de 2015.

Os membros do Conselhão foram informados que o ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, anunciou que o Aeroporto de Santo receberá ainda no primeiro semestre de 2015 investimentos dentro do Programa Nacional de Aviação Regional, que é desenvolvido pela SAC. O anúncio foi feito na semana passada em audiência com lideranças da região.