Comitiva de Santo Ângelo reúne-se com Reitoria da UFFS

  • Encontro aconteceu na terça-feira, 28, em Chapecó (SC)

    Assunto: Curso de Medicina  |   Publicado em: 31/01/2014 às 08:46   |   Imprimir

Uma comitiva de Santo Ângelo, liderada pelo prefeito Valdir Andres reuniu-se na terça-feira, 28, em Chapecó (SC) com o reitor e o vice-reitor da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Jaime Giolo e Antônio Andrioli. Durante a audiência foi discutida a viabilidade de implantação de um Curso de Medicina na Capital das Missões.
Segundo o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, esta foi a primeira reunião de trabalho e marca o início das tratativas para a busca da instalação de uma unidade da UFFS no município. Andres explicou ainda que como prefeito está empenhado por todas as possibilidades de implantação do Curso de Medicina, tanto pela universidade pública federal quanto pelo ensino privado.
Andres afirmou que os gestores da UFFS foram receptivos e comprometeram-se em analisar a possibilidade e viabilidade da implantação do curso. Esta seria uma terceira via para a implantação do Curso de Medicina em Santo Ângelo, já que a Universidade Regional Integrada (URI) e o Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (Iesa) estão pleiteando a graduação junto ao Ministério da Educação (MEC).
Para o reitor UFFS, Jaime Giolo, Santo Ângelo é um município de grande potencial aos olhos dos ministérios, no entanto, o caminho para a conquista de um Curso de Medicina na região seria a união dos municípios. Segundo Giolo, não deverão ser liberados três cursos federais para a mesma região, por isso, é preciso que os municípios busquem uma articulação conjunta. "O Brasil precisa de Cursos de Medicinae foi aberta a possibilidade de ampliação da UFFS - campus Cerro Largo, mas é claro, está se tendo o cuidado para que isso seja realmente efetivado. A região, como um todo, precisa dar essa condição", acrescentou.
Ainda durante a reunião, as lideranças aproveitaram para esclarecer algumas dúvidas referentes ao processo de implantação do Curso de Medicina e os critérios avaliados pelo MEC.
O grupo que representou Santo Ângelo na audiência era composto pelo presidente da Câmara de Vereadores, Diomar Formenton; pelo presidente do Sindilojas Missões, Luiz Carlos Dallepiane; pela secretária de Saúde, Eunice Belinazo e representando a Acisa e a CDL, Luís Clóvis Machado e Ivo Schneider.

Fotos: Ana Lunardi/AI Câmara de Vereadores