SDR proporciona qualificação de apicultores

  • Dentre as ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) para a busca de alternativas de geração de renda no meio rural está o programa de apicultura.

    Assunto: Desenvolvimento Rural  |   Publicado em: 02/12/2024 às 10:51   |   Imprimir

Buscando a qualificação de apicultores locais, com acesso a informações e aperfeiçoamento, um grupo local participou do 25º Seminário de Apicultura e 19º Seminário de Meliponicultura realizados na 1ª Fenamel, em Santiago.
Integraram a delegação de Santo Ângelo, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Diomar Formenton; técnica em Agropecuária da SDR, Andressa Teloeken; presidente da Associação de Apicultores de Santo Ângelo, Vlademir da Silva; vice-presidente Adalto Carvalho e o apicultor Maikel Hunger.
O evento foi realizado no sábado (30) e foram abordados temas como “Legislação aplicada às abelhas sem ferrão”, com a veterinária Andreia Regina Cortese, responsável pela Seção Técnica na Defesa Sanitária e Inspeção de Produtos de Origem Animal (DISPOA). Nelson Angnes, presidente da Federação dos Melicultores do RS, falou sobre a organização do setor no Estado. Também foi apresentado um painel com Alisson Paulineli da Rosa, apicultor, meliponicultor e proprietário da Agroindústria Apiários Paulineli.
Também integraram a pauta, palestra sobre as características físico/químicas do mel de abelha com Mari Silvia de Oliveira, da UFSM, e oficinas de técnica de inseminação artificial instrumental de abelhas com o agrônomo Carlos Alberto dos Santos e de divisão de Mandaçaia com o apicultor fitoterápico Robson Israel.
Fotos: Divulgação