Via Sacra Missioneira marca primeira edição do evento

  • Espetáculo em projeção mapeada retratou as 14 estações da Via Sacra e a derrocada das Missões Jesuítico Guarani

    Assunto: Encontro das Artes  |   Publicado em: 25/04/2014 às 15:00   |   Imprimir

Mais uma vez o Centro Histórico de Santo Ângelo foi palco para a realização de um memorável evento. Entre 14 de abril e a última quinta-feira, 24, a Praça Pinheiro Machado sediou diversas apresentações artístico-culturais que integraram a programação do Encontro das Artes.
No entanto, a principal atração do evento foi o espetáculo em projeção mapeada Via Sacra Missioneira - O Caminho para a Páscoa da Ressurreição. Através da projeção de som, luzes e imagens na fachada da Catedral Angelopolitana, a atração retratou as 14 estações da Via Sacra e a derrocada das Missões Jesuítico Guarani durante a Guerra Guaranítica. O espetáculo que teve criação e direção de Hique Gomez e Claudio Ramires encantou o público que prestigiou as exibições ao longo dos 11 dias de Encontro das Artes.
Um dos diferenciais do evento inédito foi a valorização dos talentos locais. Como havia sido divulgado desde o início dos preparativos para a realização, o Encontro das Artes os artistas de Santo Ângelo receberam um destaque especial. Antecedendo as projeções mapeadas diárias foram realizadas apresentações culturais com artistas "prata da casa".
Na quinta-feira, 24, encerrando a programação artístico-cultural do Encontro das Artes subiram ao palco Banda Municipal Estrela D'Alva e o Coral Municipal Voz das Missões e o Coro Filadélfia.
Outro destaque da programação foi a gravação do show do DVD Rock de Galpão Volume II: Missões. Com direção de Hique Gomez - artista que ficou conhecido pela parceria com Nico Nicolaiewski na peça teatral Tangos & Tragédias - o Rock de Galpão trouxe ao palco a banda Estado das Coisas e artistas consagrados como Elton Saldanha, Mário Barbará, o próprio Hique Gomez, Neto Fagundes, o bailarino e percussionista Diablo Júnior e o também percussionista e compositor pernambucano Reppolho. Durante show, foram apresentadas canções regionalistas com arranjos no ritmo do rock.
O Encontro das Artes foi promovido pela Prefeitura de Santo Ângelo - através das secretarias de Cultura, Lazer e Juventude, Educação e Turismo e Esportes -, com produção do Instituto pela Produção, Emprego e Desenvolvimento (Iped) e patrocínio da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Andres anuncia realização de mais um Natal Cidade dos Anjos
Ao pronunciar-se no encerramento do Encontro das Artes na quinta-feira, 24, o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, agradeceu o apoio da população, que prestigiou, mais este grandioso evento promovido pelo atual governo. Andres disse que a participação maciça do público fez com que a administração tivesse a coragem de realizar esse evento a exemplo do Natal Cidade dos Anjos.
De acordo com Andres, além de proporcionar para a população momentos de lazer e o acesso à cultura e à arte, eventos como o Encontro das Artes movimentam o turismo e tornam Santo Ângelo, destino de visitação para pessoas dos mais distantes lugares.
O chefe do Poder Executivo destacou ainda a parceria com a Paróquia da Catedral e o apoio dos patrocinadores, apoiadores, equipe de trabalho e coordenação do evento, prestadores de serviços, e artistas que se apresentaram durante a programação.
Encerrando o discurso, Andres reafirmou que em dezembro a Praça Pinheiro Machado será o cenário para a realização de mais um Natal Cidade dos Anjos, com um novo espetáculo em projeção mapeada.

Rotary Centro-Norte doa 15 quilos de bombons
Nesta semana, a tesoureira do Rotary Clube Santo Ângelo Centro-Norte, Celi Mousquer entregou à secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Genelucia Dalpiaz, 15 quilos de bombons. A doação foi feita para a Campanha Páscoa Mais Doce, realizada paralelamente ao Encontro das Artes.
Todos os doces e chocolates arrecadados durante a programação serão distribuídos a entidades sócio-assistenciais do município.
O Rotary Clube Santo Ângelo Centro-Norte tem como presidente Rita Correa.


Fotos: Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo