Via Sacra Missioneira repete o sucesso de 2014

  • Espetáculo surpreendeu e despertou novas emoções em cada exibição

    Assunto: Encontro das Artes  |   Publicado em: 06/04/2015 às 15:04   |   Imprimir

Encerrou no último domingo, 5, o 2º Encontro das Artes promovido pela Prefeitura de Santo Ângelo, com realização do Instituto pela Produção, Emprego e Desenvolvimento (Iped) e patrocínio da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

A programação realizada desde a quarta-feira, 1º, na Praça Pinheiro Machado, localizada no Centro Histórico de Santo Ângelo, apresentou como principal atração o espetáculo em vídeo mapping (projeção mapeada) Via Sacra Missioneira.

Em uma exibição que une história e religiosidade, através da projeção de luzes, sons e imagens em três dimensões (3D) na fachada da Catedral Angelopolitana, o espetáculo retrata a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo em forma de pajada (rima missioneira) com passagens da história dos Sete Povos das Missões.

O espetáculo que teve criação e direção de Hique Gomez e Claudio Ramires e texto do secretário de Cultura de Santo Ângelo, Mario Simon repetiu em 2015 o sucesso do 1º Encontro das Artes, surpreendendo em cada exibição e despertando novos sentimentos e emoções para quem assistiu.

 

Atrações levam cultura gratuitamente à população

Artistas locais tiveram destaque dentro da programação

 

Além do espetáculo Via Sacra Missioneira, o 2º Encontro das Artes trouxe para o Centro Histórico diversas atrações artístico-culturais. Assim como em 2014, na primeira edição do evento, no 2º Encontro das Artes os artistas locais tiveram destaque especial dentro da programação.

Abrindo a grade de shows do evento, na quarta-feira, 1º, subiu ao palco a Orquestra do 1º Batalhão de Comunicações do Exército (1º BCom).

Na quinta-feira, 2, a Banda A Diretoria trouxe para a Praça Pinheiro Machado um projeto pioneiro que mistura rock’ n’ roll, música erudita e ritmos nativistas.

Antecedendo a apresentação de A Diretoria, a programação contou com a participação especial do músico argentino Charlie Coll – El principe del Blues.

Já na sexta-feira, 3, a programação teve prosseguimento com a tradicional Procissão do Cristo Morto – promovida pela Paróquia Catedral, Paróquia Sagrada Família e Paróquia Santo Antônio.

A programação do sábado, 4, foi transferida para o domingo, 5, em virtude da instabilidade climática registrada em Santo Ângelo.

Encerrando as atividades artístico-culturais do 2º Encontro das Artes no domingo, 5, subiram ao palco a Orquestra de Cordas Acusticus, o tenor Evandro Martins – que retornou à Capital das Missões para a apresentação do show “Uma celebração de Páscoa” – e a cantora Thaís Matzenbacher e banda.

 

Texto e fotos: Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo