Manutenção da fibra ótica de Santo Ângelo é pauta de reunião

  • Município cobra atenção das empresas prestadoras de serviço de energia elétrica e de telefonia para evitar rompimento no sistema de transmissão de dad

    Assunto: Fazenda  |   Publicado em: 28/02/2019 às 14:49   |   Imprimir

Os frequentes rompimentos dos cabos de fibra ótica que transmitem dados para o município e garantem a segurança da população por meio do videomonitoramento e a manutenção do Programa Cidades Digitais, foi pauta de reunião entre o governo, a Rio Grande Energia (RGE) e a empresa responsável pelo sistema tecnológico. 
Na reunião coordenada pelo secretário da Fazenda, Luis Alberto Voese, na presença do agente do Departamento Municipal de Trânsito, Nelson Koch, do gerente de Relacionamento da RGE, Rafael Lugoch, e do empresário Pedro Fontella, o município solicitou que a distribuidora de energia elétrica, suas empresas terceirizadas, provedores de internet e de telefonia, tenham um cuidado maior quando efetuarem intervenções aéreas na rede elétrica como em novas instalações, substituições de postes e poda de árvores nos corredores do circuito das fibras. “Nosso compromisso é com a segurança da comunidade. Quando essas fibras são rompidas, os serviços públicos, como escolas, órgãos da saúde, educação e demais setores, acabam sendo prejudicados, além de representar um alto custo para o município”, explicou o secretário. 
Segundo o secretário Voese, a rede de internet que opera no metro-anel e no Sistema de Vigilância por Videomonitoramento do município, vem sendo prejudicada em consequência de rompimentos de pontos da fibra óptica, por vezes em acidentes de trânsito ou falhas no cuidado com a rede, quanto ao seu manuseio em serviços técnicos. A fibra ótica do município tem uma extensão total de 23,3 quilômetros do metro-anel e mais 11 quilômetros para o videomonitoramento.
Os representantes da RGE e da empresa que presta assistência técnica ao sistema, acordaram que haverá um contato da distribuidora de energia quando os serviços forem executados na área de extensão da fibra ótica, comprometendo-se a prestadora de serviço a dar o suporte no desligamento de transmissão de dados ou outro auxílio necessário para manter a integridade da rede.

Fotos: Fernando Gomes