- 14/05/2025
Na última terça-feira (25), foi realizada uma reunião para debater a situação financeira do Fundo de Aposentadoria e Benefício dos Servidores (FABS). Estiveram reunidos o prefeito Nivio Braz, o vice-prefeito Carlos Gonçalves, o secretário municipal de Gestão de Finanças, Bruno Hesse, o atuário do FABS, Joel Fraga, a gestora financeira do Fundo, Sandra Back, vereadores e demais representantes dos servidores municipais.
Durante o encontro, foram apresentados os números do passivo atuarial do FABS e discutidas possíveis alternativas para enfrentar o déficit previdenciário, visando a sustentabilidade do fundo e a segurança dos servidores. “Nosso objetivo é encontrar soluções viáveis para assegurar o equilíbrio financeiro do FABS, sem comprometer a estabilidade do município e os direitos dos servidores”, destacou o prefeito Nivio Braz.
O atuário Joel Fraga reforçou a complexidade do desafio, mas afirmou que há caminhos a serem seguidos. “O município é responsável por qualquer insuficiência, e essa responsabilidade está pesando hoje nas suas contas. Mas a Prefeitura está fazendo o seu esforço para garantir a aposentadoria de todos e a manutenção dos benefícios dos atuais aposentados”, explicou Joel.
A administração municipal segue empenhada em buscar soluções para a questão previdenciária, trabalhando em conjunto com os servidores e demais entidades envolvidas para encontrar medidas que garantam a sustentabilidade do Fundo de Aposentadoria e Benefício dos Servidores.