Festival Cidade das Tortas comemora sucesso de público e de vendas

  • Governo Municipal e organização do evento homenagearam Rolando e Marília Stümpfle, idealizadores do evento

    Assunto: Festividade  |   Publicado em: 08/09/2017 às 14:14   |   Imprimir

Aberto oficialmente pelas autoridades civis e militares do município na quarta-feira, 06, o Festival Cidade das Tortas foi retomado com registro de grande público passando pelos estandes instalados no Largo da Catedral Angelopolitana, Centro Histórico de Santo Ângelo, e uma excelente comercialização nesta sua décima primeira edição. Os números preliminares dos primeiros dias de evento demonstram um bom volume de negócios para os empreendedores. 
No ato solene de abertura, o prefeito Jacques Barbosa declarou sua satisfação com a retomada do festival que coloca Santo Ângelo no cenário gastronômico gaúcho e brasileiro, e reafirmou seu compromisso de incentivar eventos que estimulem a capacidade empreendedora dos santo-angelenses. “Agradecemos a coragem e a competência dos empresários do ramo gastronômico em abraçar o Festival que estimula a economia, integra a população e deixa a marca do dinamismo que sempre caracterizou nossos empreendedores”, afirmou Jacques. 
Giovane Gisler, presidente do Sindicato dos Hoteis, Bares, Restaurantes e Similares de Santo Ângelo, promotor do Festival Cidade das Tortas em conjunto com o Governo Municipal, em sua manifestação, disse que o evento tem a marca do retorno, não por desejos pessoais, mas porque a comunidade santo-angelense e regional solicitou. “Santo Ângelo tem vocação para a gastronomia. É um dos setores que mais gera emprego no município”. Gisler afirmou que usou seu espaço para agradecer às pessoas que enfrentam os desafios sem esmorecer, saudando os expositores, a equipe do Governo Municipal que, mesmo em situação econômica delicada não se furtou em ser parceria no evento, citando a acolhida pela retomada do prefeito Jacques Barbosa e do secretário de Indústria e Comércio João Baptista Santos Silva, citando as secretarias envolvidas. O presidente do Sindicato também agradeceu o apoio do deputado Eduardo Loureiro que sempre está à disposição para o fortalecimento do evento. 
HOMENAGEM
A noite de abertura também foi marcada pela homenagem ao médico Rolando Stümpfle e à esposa Marília, idealizadores do Festival Cidade das Tortas, quando casal presidente da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Santo Ângelo – ACISA – no ano 2000. Rolando e Marília foram escolhidos como patronos desta 11ª edição, e receberam das mãos das autoridades, honrarias e homenagens pela iniciativa. No pronunciamento de agradecimento, Rolando disse estar honrado com a lembrança e destacou a dedicação e participação efetiva dos organizadores do Festival e o envolvimento do Governo Municipal. “Somente com esforços conjuntos poderemos superar as dificuldades”, concluiu.
O deputado Eduardo Loureiro, representando a Assembleia Legislativa do Estado na solenidade, destacou a história de vida do casal homenageado, com extremo envolvimento comunitário. “Uma homenagem justa e merecida a essas pessoas que se doam à nossa comunidade”, afirmou o parlamentar. Sobre o evento, Loureiro defendeu a união de todos os segmentos – independentemente de posição política - para a superação de adversidades.
PROGRAMAÇÃO
O Festival Cidade das Tortas, realizado pelo Governo Municipal e Sindicato dos Hoteis, Bares, Restaurantes e Similares de Santo Ângelo, com patrocínio do Governo do Estado, através da Corsan, Alibem Alimentos e Noroeste Bebidas, produzido pela MK projetos e Produções Culturais, com apoio do sistema Fecomércio/RS e SESC, prossegue até domingo, dia 10, reservando uma série de atrações. Além da grande variedade de tortas, os expositores oferecem doces, salgados, bebidas e como atração, nesta sexta-feira, 08, às 14h30min, o Concurso “A melhor torta é da minha escola”, envolvendo os educandários públicos e privados do município.
No sábado, 09, a grande atração é o show de Marcelo Caminha, às 20h30min. No domingo, às 14 horas, o Festival de Bandas Marciais.

Fotos: Fernando Gomes