Prefeito informa avanços na negociação para repassar terreno à APAE

  • Jacques Barbosa mantém tratativas com a Casa Civil do Estado para destinar área aos fundos do Neeja para ampliação dos serviços da APAE

    Assunto: Festividade  |   Publicado em: 28/08/2019 às 15:14   |   Imprimir

Na solenidade de inauguração da revitalização do ginásio de esportes Mauro Azeredo, da APAE Santo Ângelo, o prefeito Jacques Barbosa fez um anúncio otimista com relação a uma reivindicação antiga da entidade. A APAE requisita o terreno que fica nos fundos do prédio do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) para ampliar suas atividades. Recentemente, Jacques apresentou ao governador Eduardo Leite essa reivindicação.
Nesta quarta-feira, 28, em pronunciamento no ato promovido pela APAE, o prefeito santo-angelense atualizou as tratativas. “Reafirmo o compromisso do Governo Municipal com a APAE, por entender a importância do trabalho que é realizado. Apresentei o pedido do terreno para o governador que encaminhou o assunto ao chefe da Casa Civil, Otomar Vivian. Mantive contato com ele e descobrimos que esse lote não consta no patrimônio do Estado. Desta forma, requisitei a escritura e estou enviando o documento à Casa Civil para agilizar esse processo”.
De acordo com Jacques, são duas opções para conquistar o terreno para a APAE. “Podemos receber a devolução da área e repassá-la para a APAE. Ou então, estamos buscando um encontro de contas com o Governo do Estado. São mais de R$ 4,5 milhões em débito no tocante a saúde que precisamos receber e que sequer estão empenhados. Tem prazo para o empenho ou perderemos esse valor. Sendo assim, podemos propor que seja adquirido esse terreno abatendo dessa dívida e depois o Município entrega para a APAE. Tenho convicção que essa situação será resolvida até o fim do ano”, explanou, sendo aplaudido por membros da direção, colaboradores e pais de alunos da APAE.
O terreno foi doado pelo Município ao Estado em 1981 para a edificação do antigo Centro de Ensino Supletivo (CES Missões), hoje Neeja. 
O presidente da APAE, Jairo Fernandes da Silva, agradeceu o empenho do prefeito e ressaltou que o Governo Municipal sempre manteve um diálogo aberto com a APAE. “Esse terreno é muito importante para a entidade. As demandas são cada vez maiores e os recursos mais escassos”.
O ato de inauguração da revitalização do ginásio de esportes da APAE contou ainda com as presenças do vice-prefeito Bruno Hesse; da primeira-dama Juliana Barbosa; dos vereadores Márcio Antunes, Valdonei da Luz e Paulão; da gerente administrativa da APAE, Janira Mânica; da diretora da Escola Especial Raio de Sol, Ângela Rodrigues Colla de Almeida e dos autodefensores, alunos Vitor Kleinubing e Fernanda Gonçalves da Silva.
A obra teve investimento de R$ 73 mil, oriundos das doações feitas pela comunidade através do Programa Rugido do Bem. Além da reforma do ginásio, os recursos arrecadados propiciaram ainda a compra do elevador para o espaço construído no segundo piso e que abrigará os serviços de saúde ofertados pela entidade.
A APAE Santo Ângelo é mantenedora da Escola de Educação Especial Raio de Sol e do Centro de Atendimento Educacional Especializado Germano Ifarraguirre, atendendo cerca de 310 alunos e contando com 67 colaboradores.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes