Aberta a 15ª edição do Festival Cidade das Tortas

  • Torta de 15 andares, confeccionada especialmente para o evento, foi saboreada por autoridades e público visitante do Parque de Exposições

    Assunto: Festividade  |   Publicado em: 06/09/2022 às 11:24   |   Imprimir

Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira, 05, no estande do Senac no Parque de Exposições Siegfried Ritter, em meio à programação da 10ª FEAAGRI Missões, foi aberto oficialmente o 15º Festival Cidade das Tortas, evento promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, com apoio do Senac, Fecomércio, Sesc e MK Produções Culturais.

No encerramento da solenidade, o prefeito Jacques Barbosa, a primeira-dama Juliana Barbosa, o presidente da Fecomércio/RS e patrono do 15º Festival Cidade das Tortas, o diretor do Sesc/Senac, José Paulo da Rosa e o presidente da FEAAGRI Missões, Daniel Casarin, efetuaram o corte da torta de 15 andares confeccionada especialmente para o evento e abriram a distribuição para as demais autoridades e ao público visitante do parque. A torta foi confeccionada pelas chefes de cozinha da Escola de Gastronomia do Senac Santo Ângelo, Carine Pelentier e Andressa Oliveira.

O FESTIVAL

O Festival Cidade das Tortas foi criado em 2001 e chega a sua 15ª edição com 24 empresas participantes, sendo seis instaladas na Casa da Etnia Polonesa no Parque de Exposições e que estão comercializando vários sabores inéditos até o dia 7, dará de encerramento da FEAAGRI Missões e que estarão oferecendo seus produtos nos estabelecimentos até 30 de setembro, juntamente com as outras 18 empresas que participam do festival.

PRONUNCIAMENTOS

Na manifestação das autoridades ficou evidente o clima de otimismo com a retomada dos eventos presenciais depois de duas edições realizadas no formato delivery, em função da pandemia da Covid. “Mesmo com as restrições mantivemos o festival em um novo formato, para continuarmos fomentando as vendas do segmento, mantendo empregos e posicionando Santo Ângelo como destaque no cenário gastronômico gaúcho”, afirmou o prefeito Jacques Barbosa. Segundo Jacques, o Festival Cidade das Tortas mostra a força missioneira na produção de diferentes tipos e sabores de torta e auxilia na construção do desenvolvimento, mostrando a capacidade empreendedora do santo-angelense.

O presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn, declarou que o cenário de retomada é um movimento essencial para a economia e manifestou contentamento por ser escolhido o patrono do 15º Festival Cidade das Tortas.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, João Baptista Santos da Silva, destacou o trabalho e a dedicação de empreendedores e confeiteiros para a realização do festival e anunciou para 2023, no 16º festival a confecção de uma torta de 150 metros, em homenagem ao sesquicentenário de Santo Ângelo que será comemorado no próximo ano.

PRESTÍGIO

Prestigiaram a cerimônia de abertura oficial o vice-prefeito Volnei Teixeira, a vice-primeira-dama Luiza Teixeira; os secretários municipais Luís Alberto Voese (Gestão de Finanças e presidente da 20ª FENAMILHO), Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano); o presidente da 10ª FEAAGRI Missões, Daniel Casarin; o presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi; o prefeito de Cerro Largo, Paulo Kipper; o superintendente regional do Banrisul, Fouad Fábio Said; a diretora da Escola do Senac Santo Ângelo, Andréia dos Santos Moreira; o gerente do Sesc local, Luciano Maso; Giovani Gissler, presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares e representantes de entidades de classe e instituições de Santo Ângelo e da região.

Fotos: Fernando Gomes