16ª Polfest Internacional divulga programação

  • Evento será realizado de 25 a 28, no Parque Clemente Vicente Binkowski, em Guarani das Missões, com inúmeras atrações

    Assunto: Festividade  |   Publicado em: 15/05/2023 às 08:33   |   Imprimir

Guarani das Missões, a cidade mais polonesa dos gaúchos, promove de 25 a 28 deste mês, no Parque Municipal de Eventos Clemente Vicente Binkowski, a 16ª Polfest Internacional, evento com extensa programação voltada ao culto às suas tradições e oportunidades de negócios com a exposição feira.
Na manhã desta sexta-feira, 12, o secretário de Governo e Relações Institucionais de Santo Ângelo, Jânio Bones, recebeu o convite formal para a participação do Governo Municipal do presidente da comissão organizadora, professor Lauro Marmilicz e das soberanas, a Rainha Karine Pauczynski e as princesas Rafaela Zurawski e Caroline Jaroczewski.
No encontro, a comitiva divulgou a programação da festa típica polonesa comemorativa aos 64 anos de emancipação político-administrativa e aos 132 anos da colonização de Guarani das Missões. “É um evento que preserva os costumes e tradições dos poloneses com uma mostra da nossa gastronomia, religiosidade, dança e artesanato, um resgate histórico da comunidade”, assinalou Marmilicz. De acordo com o presidente, serão quatro dias de evento com mais de 100 expositores.
ATRAÇÕES
Entre as atrações permanentes destacadas pelas soberanas estão as apresentações de danças folclóricas; bandas típicas polonesas; o Festival do Pierogi; e shows regionais no Palco Alternativo.
Conforme a programação, os pavilhões estarão abertos à visitação do público a partir das 18 horas de quinta-feira, 25, mas a abertura oficial do evento está agendada para sexta-feira, dia 26, às 16 horas, com a presença de autoridades regionais.
CARTA POLACA
A comitiva também destacou na programação, o 1º Encontro Internacional dos municípios com descendência polonesa, onde estarão presentes o embaixador, a cônsul da Polônia e representantes da Braspol, para debater a “Carta Polaca”, documento que irá facilitar a emissão de passaportes para descendentes de poloneses residentes no Brasil e vistos para turismo, trabalho e intercâmbio entre os países.
Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone 55 99651 4962.
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes