Bairro Padoim recebe obras de drenagem pluvial

  • Disposto a solucionar problemas crônicos de alagamentos, Governo Municipal está com duas frentes de trabalho na ampliação da rede

    Assunto: Infraestrutura  |   Publicado em: 18/07/2019 às 07:54   |   Imprimir

Está em plena execução o Plano de Prevenção a Alagamentos do Governo Municipal com a instalação e/ou ampliação da rede de drenagem pluvial para contenção de inundações que se arrastavam há décadas em pontos identificados críticos e que comprometiam o patrimônio e bens do cidadão em diferentes áreas da cidade. Para executar o plano, o Governo Municipal está investindo mais de R$ 2 milhões, com recursos do Fundo de Gestão Compartilhada.
Nesta semana iniciaram as obras de ampliação da rede coletora de águas pluviais na Rua Vicente Manoel de Deus, trecho entre as ruas Tenente Fidélis, passando pela Piratini até a São Paulo, no Bairro Padoim, com aproximadamente 400 metros de tubulação. “Moro aqui há 30 e poucos anos e todos os 30 e poucos anos sofrendo com alagamentos. Em dias de chuva era muito água, muito barro e muita sujeira, inclusive dentro do pátio. Estamos muito contentes com o serviço”, afirmou Antônio Vieiro, morador da Rua São Paulo, esquina com a Vicente Manoel de Deus. 
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, esta é uma das quatro obras que integra a primeira etapa do plano de prevenção onde o Governo Municipal está ampliando a rede pluvial da cidade em torno de 1,3 quilômetros contemplando, além do Bairro Padoim, os bairros Dido, Emília e Centro Sul. 
ASFALTO NA RUA SÃO PAULO
Uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) está trabalhando nas obras de correção da drenagem da Rua São Paulo e na instalação de três caixas coletoras das águas pluviais, preparando a área para receber o asfaltamento de 300 metros de sua extensão, entre a Avenida Rio Grande do Sul e a Rua Vicente Manoel de Deus, no Bairro Missões. A pavimentação vai interligar duas das maiores artérias de Santo Ângelo: as avenidas Rio Grande do Sul e Sagrada Família. 
Segundo Medeiros, a correção da drenagem é necessária para que, além de conter os frequentes alagamentos, a rua tenha uma pavimentação com garantia de maior durabilidade e condições de receber a construção de passeios no trecho. 
A obra de asfaltamento foi anunciada recentemente pelo prefeito Jacques Barbosa com recursos na ordem de R$ 300 mil, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Afonso Motta (PDT), mais contra partida financeira do município.
“Uma obra há muito tempo esperada. Agora vai se concretizar. Era muito alagamento. A cada chuva forte que dava era um terror. E ainda teremos o asfalto, esse era o mais esperado. O pessoal está muito contente no bairro”, declarou o empresário Luciano Peccin, dono de estabelecimento na Rua São Paulo, em frente ao local onde as obras estão acontecendo. Segundo Peccin, a convivência dele com os transtornos causados pelas inundações passam dos dez anos. “É o tempo que eu tenho a empresa aqui”, concluiu.

Fotos: Fernando Gomes