CORSAN apresenta planta digital das redes de água e esgoto de Santo Ângelo

  • Georreferenciamento trará benefícios ao município, à companhia e aos usuários, com mais celeridade no atendimento das demandas

    Assunto: Infraestrutura  |   Publicado em: 10/10/2019 às 11:19   |   Imprimir

Em reunião realizada no início da tarde de quarta-feira, 09, na sede da Unidade da CORSAN de Santo Ângelo, o diretor de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade da companhia, Jean Carlo Bordin, apresentou ao prefeito Jacques Barbosa e ao secretário do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, os dados do georreferenciamento das redes de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade, e o Geoportal CORSAN, que disponibiliza painéis e mapas interativos.
Bordin explicou que o georreferenciamento é uma ferramenta de gestão, representando um investimento de cerca de R$ 350 mil da companhia, atendendo ao pleito da gestão municipal e dos próprios servidores da estatal, para facilitar os projetos elaborados pelo município e dar celeridade aos serviços prestados. “Estamos investindo em inovação tecnológica para continuar oferecendo mais eficiência e eficácia no atendimento ao usuário e poder para intervenções na pavimentação com mais precisão”, afirmou o diretor.
Segundo Bordin, a ferramenta trará inúmeros benefícios para o município, usuários e colaboradores da companhia, dotada de controle para mitigar as intervenções nas vias da cidade, oferecendo informações em tempo real sobre serviços com mais celeridade e dinamismo.
Entre outras vantagens, o cadastro técnico digital das redes vai reduzir as interrupções no abastecimento, garantir mais celeridade no restabelecimento do abastecimento de água, maior controle de peãs, menos intervenções na pavimentação das vias e redução das horas trabalhadas e de gastos com material.
Conforme números apresentados pelo diretor ao Governo Municipal, como resultado do georreferenciamento, a área urbana de Santo Ângelo tem cem quilômetros quadrados, com 286,2 quilômetros de rede de abastecimento de água e 58,6 quilômetros de rede de esgotamento doméstico.
Bordin afirmou também que Santo Ângelo é um dos primeiros municípios gaúchos a ter acesso ao arquivo digital com as plantas das redes e que a meta da CORSAN é até 2022 ter 82% dos municípios cobertos pela companhia georreferenciados.
GEOPORTAL
As informações colhidas com o georreferenciamento estão disponíveis para usuários cadastrados no Geoportal CORSAN, com painéis e mapas interativos, cadastro técnico de água e esgoto, extensão das redes, indicativo de alterações e informações operacionais. Também estarão disponibilizadas por meio de acesso rápido, informações de levantamento topográficos de apoio a novos projetos, anuência de divisas, desapropriação, licenciamento ambiental, processo judiciais e operação.
AGILIDADE E SOLUÇÃO
Na presença do superintendente regional, João Batista Corim, do gerente da unidade local, Araken Maicá, e de colaboradores da CORSAN da região, o prefeito Jacques Barbosa destacou a parceria mantida com o município, a presença da companhia em Santo Ângelo e o investimento em tecnologia por meio do georreferenciamento. “É uma ferramenta que garante agilidade para o município, para a CORSAN e para os usuários. E é isso que as pessoas querem do serviço público: mais agilidade na solução de suas demandas”, disse o prefeito.

Fotos: Fernando Gomes