Tratamento de esgoto do Bairro Pilau deve iniciar ainda neste mês

  • Estação de bombeamento deve entrar em funcionamento tão logo seja feita a ligação da rede elétrica

    Assunto: Infraestrutura  |   Publicado em: 07/02/2020 às 12:00   |   Imprimir

Na manhã desta sexta-feira, 7, o prefeito Jacques Barbosa visitou obras que estão sendo realizadas pela Corsan em Santo Ângelo.
Ao lado do superintendente da Companhia, João Corim da Rosa, da promotora Paula Mohr e do secretário municipal de Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, Jacques visitou a obra que está sendo realizada na rua Miguel Couto, bairro Menges, e também na estação de bombeamento de esgoto do bairro Pilau.
Essas são obras integram o projeto com investimentos na ordem de R$ 19 milhões em Santo Ângelo, cuja ordem de serviço foi assinada em dezembro do ano passado. Estão sendo realizadas obras importantes para universalizar o atendimento com esgotamento sanitário na cidade. Cerca de 11% das obras previstas já foram realizadas.
Corim afirma que além da implantação de redes de esgotos serão instaladas quatro estações de bombeamento. A meta é a ligação de 4.711 economias ao sistema de esgoto sanitário, resultando em um salto expressivo no nível de universalização do serviço. O prazo de conclusão das obras na Capital das Missões é de 90 meses.
A estação de bombeamento do bairro Pilau permitirá o recolhimento do esgoto do Residencial Romeu Loureiro, além da vizinhança e de parte do bairro Pippi. Esse esgoto será bombeado e levado até a Estação de Tratamento Índia Lindóia. O investimento é de R$ 3 milhões e resta apenas a ligação de energia elétrica para que o bombeamento entre em funcionamento, o que deve ocorrer ainda no mês de fevereiro.
O prefeito Jacques e a promotora Paula Mohr lembraram que a parceria entre o Governo Municipal, Ministério Público e Corsan proporcionam avanços significativos no setor, ampliando o acesso aos serviços de saneamento pela população.
Eles lembraram ainda da importância da comunidade conectar seus imóveis à rede. São duas mil economias que estão aptas para essa ligação. “A rede estando disponível, o cidadão já está pagando pelo serviço, mesmo que não tenha a ligação”, lembra o secretário Francisco da Silva Medeiros.

Texto: Hogue Dorneles
??Fotos: Fernando Gomes