Prefeito participa da entrega usina de geração solar da RGE ao HSA

  • Jacques Barbosa anunciou estudo para criação de um parque para geração de energia solar em Santo Ângelo

    Assunto: Infraestrutura  |   Publicado em: 11/03/2020 às 11:29   |   Imprimir

A RGE realizou na manhã desta quarta-feira, 11, a entrega da Usina de Geração Solar Fotovoltaica instalada no Hospital Santo Ângelo (HSA). O ato foi realizado no auditório do HSA.
Estiveram presentes o prefeito Jacques Barbosa; o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Waskiewicz e a promotora Paula Mohr. A entrega foi feita por Rafael Lugoch, gerente de Relações Institucionais da RGE; Marcus Ostwald, gerente de Operações de Campo e Odair Detters, coordenador do Programa de Eficiência Energética. Receberam a obra o provedor do HSA, Odorico Bessa Almeida; o administrador Marcelo Borges; consultor Edemar de Paula e o diretor técnico Lói Roque Biacchi.
O investimento da RGE foi de R$ 439 mil, com a preparação dos telhados e instalação dos painéis e das placas fotovoltaicas e faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora. Com a ação, a distribuidora do Grupo CPFL estima que a instituição tenha uma economia de R$ 94 mil por ano com a conta de energia com a geração da usina. Isso se deve à geração projetada de 104 MWh (megawatt-hora) de energia através do novo sistema.
Além da usina, a RGE também substituiu todo o sistema de iluminação antigo por unidades de LED no hospital, totalizando 2.096 lâmpadas.
Odair Deters afirmou que o sistema que está sendo implementado no Hospital de Caridade de Santo Ângelo é altamente tecnológico. “É um ganho muito significativo em termos de consumo de energia, economia financeira e ganhos de iluminação interna do hospital. A usina de geração de energia opera de maneira totalmente automatizada e produz energia de qualidade. A RGE tem satisfação em poder concretizar este projeto no Hospital de Caridade de Santo Ângelo, beneficiando todos os usuários e funcionários”, comenta Deters.
O prefeito Jacques Barbosa destacou que a RGE é uma empresa parceira do Município, com várias ações sendo realizadas em conjunto e que o investimento realizado no HSA é mais uma prova deste comprometimento comunitário. Anunciou que o Governo Municipal elabora projeto que pode viabilizar a implantação de um parque de energia solar. “Nem toda empresa ou instituição possui local adequado para a instalação das placas. Mas elas não precisam estar na sede e um parque possibilitaria a geração de energia desse tipo”.
A promotora Paula Mohr também ressaltou a ação comunitária da RGE e frisou que se trata de uma ação de qualidade de vida, atingindo saúde e meio ambiente, o que se traduz em sustentabilidade.
O provedor Odorico Bessa Almeida agradeceu a RGE e disse que em breve devem iniciar os trabalhos de reforma dos telhados do HSA, possibilitando que todos eles possam receber as placas de energia solar. “Certamente a economia feita na conta de energia elétrica será revertida em benefício da comunidade em outros setores”.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes