SEMMA orienta verificação de ligações de esgoto para evitar refluxos

  • Ligação incorreta de esgoto na galeria pluvial pode provocar retorno de dejetos para os imóveis e danos ao meio ambiente

    Assunto: Infraestrutura  |   Publicado em: 23/06/2020 às 10:58   |   Imprimir

Uma obra importante para garantir o escoamento das águas das chuvas da área central de Santo Ângelo está sendo realizada pelo Governo Municipal. São 620 metros de rede de drenagem pluvial com investimento de R$ 900 mil, com recursos do Fundo de Gestão Compartilhada.
A rede de drenagem está sendo construída, da Rua 25 de Julho, entre a Rua Marechal Floriano e o Rio Itaquarinchim, ponto final de destinação. A melhoria vai possibilitar o aumento da capacidade de vazão do sistema de drenagem, solucionando alagamentos que persistiam ao longo de décadas.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, alerta os proprietários de imóveis do quadrilátero que fica entre as ruas Sete de Setembro e Três de Outubro e Marquês do Herval e Avenida Venâncio Aires, para que façam a verificação das caixas de inspeção de seus imóveis. Isso é importante para detectar as ligações incorretas, colocando o esgoto na rede pluvial.
“A conexão incorreta das redes pode causar prejuízos como refluxo de tubulações e, no caso do esgoto ligado a rede pluvial, o prejuízo ao meio ambiente é ainda maior, pois o esgoto é despejado sem tratamento nos rios e córregos”, diz o secretário, alertando para o esgoto que corre na tubulação da rede na esquina da Venâncio Aires com a 25 de Julho. “Caso não seja feita a verificação e a correção das ligações incorretas, os moradores correm o risco de provocar refluxo do esgoto para dentro dos seus imóveis”, acentua.
Francisco da Silva Medeiros frisa que é importante que essa verificação seja realizada num período entre dez e 15 dias, para evitar problemas como o refluxo do esgoto.
O superintendente da Corsan, João Corim da Rosa, afirma que cada proprietário pode fazer a sua verificação e, caso constate a ligação irregular da rede cloacal na pluvial, ou vice-versa, pode proceder diretamente a correção, sem necessidade de comunicado à Companhia.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes