Revitalização da Rua Antônio Manoel está em fase de readequação de espaços

  • Projeção da empresa pela obra é de conclusão num prazo de dois meses. Modernização do espaço mudará o perfil no entorno do Centro Histórico

    Assunto: Infraestrutura  |   Publicado em: 25/09/2020 às 10:34   |   Imprimir

Está avançando a obra de revitalização da Rua Antônio Manoel no centro da cidade. As duas quadras entre a Rua Antunes Ribas e a Avenida Getúlio Vargas já receberam nova pavimentação, e ainda será realizada a remodelação paisagística e alterações para melhorar o fluxo de trânsito, além da ampliação das áreas de embarque e desembarque no Hospital Santo Ângelo (HSA).

A obra de revitalização teve início com a retirada de árvores do local pela equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), atendendo a aprovação e autorização do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Depois, foi realizada a repavimentação das duas quadras. A empresa Bripav fez a nova pavimentação asfáltica dos 114 metros de extensão com investimento de R$ 172,5 mil.

ESTACIONAMENTOS

A empresa Projeta Engenharia está realizando os trabalhos de abertura dos estacionamentos oblíquos e preparação para as obras de ajardinamento.

ASFALTO

O engenheiro da Prefeitura, José Carlos Ferraz, esclarece sobre o asfalto que está sendo recortado para a implantação das vagas de estacionamento. Segundo ele, o asfalto tinha que ser feito na sua totalidade porque depois da realização dos recortes é impossível finalizar a pavimentação. “O asfalto tem que ser feito na sua totalidade para permitir o recorte. Mas é preciso informar aos contribuintes que essa parte onde estão sendo realizados recortes e adequações foi descontada do custo total da obra, ou seja, não foi paga pelo Município”.

Joceli de Moura, da Projeta Engenharia, acredita que num prazo de dois meses será finalizada a etapa de implantação dos estacionamentos, oblíquos, concretagem dos canteiros laterais, que iniciou na tarde desta quinta-feira (24) e plantio de grama.

Nas esquinas será colocado piso intertravado para demarcação de espaços. “Esse prazo depende do clima, com muita chuva perdemos dias de serviço”, afirma Joceli. Essa parte da obra está orçada em R$ 57.611,85.

A opção foi pela conclusão da quadra entre as ruas Antunes Ribas e 15 de Novembro primeiro, devido ao movimento do Hospital Santo Ângelo, e depois realizar o trabalho na segunda quadra.

Após a conclusão da parte da Projeta, restará à sinalização e a construção de uma faixa elevada na entrada principal do HSA, trabalhos que serão realizados pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT). Gerson Rodrigues, diretor do DMT, informa que além do estacionamento oblíquo e da elevada será instalado um bicicletário e ordenado o reposicionamento do ponto de táxi. Além disso, as duas quadras serão transformadas em mão única, no sentido Avenida Getúlio Vargas/Antunes Ribas.

Gerson ainda pediu a compreensão da comunidade, pois no período de obras as duas quadras estão recebendo limitação ou mesmo proibição da circulação de veículos em alguns momentos.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes