Programa de Modernização da Iluminação substitui quase três mil luminárias

  • Governo Municipal investe para oferecer um sistema público mais barato, eficiente e seguro para a população

    Assunto: Infraestrutura  |   Publicado em: 30/12/2020 às 12:14   |   Imprimir

Entre as grandes realizações do Governo Municipal nesta gestão está a modernização do sistema de iluminação pública de Santo Ângelo, iniciado em 2018, substituindo luminárias de alta pressão (vapor de sódio e vapor de mercúrio) por tecnologia LED, de baixo custo, maior durabilidade, maior luminosidade, mais eficientes e sem prejuízos ao meio ambiente.

Até o final deste primeiro mandato do prefeito Jacques Barbosa, 2.927 luminárias foram substituídas na cidade, e 200 novas devem ser efetivadas nos próximos dias.

Nesta semana, a Veiga Engenharia, vencedora do processo licitatório, vem realizando a substituição das lâmpadas de alta pressão na zona norte do município, no trecho entre a Rua 22 de Março e a Avenida Salgado Filho, e em algumas localidades na zona sul, na Avenida Rio Grande do Sul, com a substituição de 632 lâmpadas ao total.

O prefeito Jacques Barbosa ressalta que o município está investindo em projetos e obras estruturantes que visam à melhoria da qualidade de vida da população santo-angelense. “O atual sistema é ineficiente e tem um alto custo de manutenção. Estamos investindo na modernização do sistema para oferecer mais segurança ao cidadão e dar continuidade ao nosso programa de austeridade com os gastos públicos. As lâmpadas LED têm baixo consumo de energia e garantia de até cinco anos, o que representa economia para os cofres públicos e um sistema eficiente e seguro para o cidadão”, explica.

RGE

No início deste mês, a prefeitura de Santo Ângelo anunciou a relação de ruas contempladas com o investimento de R$ 1 milhão da Rio Grande Energia (RGE) na modernização do sistema de iluminação pública, vindo a beneficiar a comunidade santo-angelense com a substituição de 1.160 luminárias por tecnologia LED, por meio do Programa de Eficiência Energética da empresa, que deve iniciar o próximo ano contemplando diversos pontos da cidade.

Texto: Rodrigo Bergsleithner

Fotos: Fernando Gomes