Obras de saneamento do Calçadão tem projeto ambiental contemplado

  • Governo considera investimento de extrema importância para o meio ambiente, pois evitará que os dejetos cloacais sejam despejados no Itaquarinchim, rio que abastece a cidade

    Assunto: Infraestrutura  |   Publicado em: 07/06/2021 às 08:31   |   Imprimir

Em contraponto à polêmica instalada nas redes sociais relacionada às obras de saneamento no Calçadão da Rua 25 de Julho, iniciadas nesta semana, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Francisco da Silva Medeiros, esclareceu que o projeto de ampliação das redes pluvial e de esgotamento sanitário, já tem a compensação ambiental aprovada e que o Governo Municipal também fará o plantio de novas mudas no trecho.
“A polêmica não se justifica. A responsabilidade ambiental é do município e tomamos todas as precauções, já projetando um novo modelo arbóreo para a Rua 25 de Julho. A prioridade do Governo Municipal é manter de forma harmoniosa o desenvolvimento econômico e o meio ambiente. A intervenção é de importante cunho ambiental, pois irá evitar que os dejetos cloacais sejam despejados diretamente no Itaquarinchim, rio que abastece a cidade”, argumentou Medeiros.
Conforme o secretário, a envergadura e a complexidade da obra exige a retirada das floreiras e de nove árvores, que serão replantadas posterior à execução do projeto. Ele salientou ainda, que as obras de ampliação das redes coletoras e de revitalização do Calçadão foram amplamente debatidas e tratadas com moradores e comerciantes instalados no trecho.
PLANO DE PREVENÇÃO
Medeiros destacou que o Governo Municipal tem investido pesado na ampliação da rede coletora das águas pluviais encerrando ciclos de alagamentos e inundações que perduraram por décadas. No período de 2017 a 2020, o Plano de Prevenção a Alagamentos da gestão ampliou em mais de 18 quilômetros de rede pluvial.
Na Rua 25 de Julho, a primeira etapa da obra foi concluída em 2020, trecho de 900 metros, com a instalação da rede pluvial no trecho entre a Rua Marechal Floriano até o Rio Itaquarinchim, investimento de mais de R$ 900 mil.
Nesta segunda etapa, a rede será instalada entre a Rua Antunes Ribas e a Marechal Floriano e, num terceiro momento, entre as ruas Marquês do Herval e Antunes Ribas, obras com um custo de cerca de R$ 1 milhão, do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada, recursos específicos que somente podem ser utilizados em obras e projetos ambientais e de saneamento básico.
Fotos: ASCOM/Arquivo