Melhorias são reforçadas nos cemitérios para o Dia de Finados

  • Além de obras estruturais e da organização administrativa, campos santos Roque Gonzales e Sagrada Família receberam pinturas, roçagem e podas

    Assunto: Infraestrutura  |   Publicado em: 28/10/2021 às 08:40   |   Imprimir

Os cemitérios municipais Sagrada Família e Roque Gonzales estão recebendo obras de infraestrutura e implementação de melhorias no sistema administrativo. Com a expectativa de um grande número de visitantes na próxima terça-feira (2), Dia de Finados, também foram realizadas meljhorias como roçagem, limpeza e pinturas internas.

Conforme Adelar Cavalheiro, coordenador dos cemitérios municipais, além da limpeza e pintura, foram colocados conteinêres para recolhimento dos entulhos da limpeza dos túmulos e jazigos e instalados bebedouros para o fornecimento de água gelada aos visitantes. Também foram instaladas lixeiras nas ruas internas dos cemitérios.

OBRAS

O Cemitério Roque Gonzales está recebendo o cercamento lateral e na parte dos fundos. A obra está sendo realizada em duas etapas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. O cercamento de concreto vazado tem investimento de R$ 78 mil e a parte dos fundos está sendo finalizada.

Recentemente foram executadas melhorias na entrada do cemitério e capela e os banheiros passaram por ampla reforma, foi realizado trabalho de ajardinamento e plantio de uma cortina verde de ciprestes. proporcionando mais comodidade e segurança às pessoas que frequentam o local.

Adelar Cavalheiro informa ainda que 12 novas gavetas foram instaladas para atender pessoas carentes que atendam os requisitos da legislação de assistência social.

No Cemitério Sagrada Família foi feita a remodelação da entrada, com novo portão. Também foi realizada a pintura interna, com ajardinamento e melhorias.

Silvia Beatriz Ignazaki foi ao Cemitério Sagrada Família nesta semana e elogiou as melhorias. “Está muito organizado, fazendo com que as pessoas que vem visitar seus familiares se sintam num local com limpeza caprichada, lixeiras instaladas. A população tem que colaborar, fazendo sua parte para manter o cemitério limpo”.

CONTROLE E DIGITALIZAÇÃO

O sistema de controle dos cemitérios municipais está passando por um processo de digitalização. No Roque Gonzales, esse trabalho já atinge 90% dos dados. No Sagrada Família, por ser mais antigo, o processo está mais demorado, alcançando 40%.

“Ainda faltam muitos documentos a serem obtidos e conferidos. São informações sobre pessoas, datas, localização. Muitos túmulos estão no local há mais de 50 anos e alguns sem informações, que estão sendo buscadas”.

O coordenador observa que existem jazigos com 12 pessoas sepultados. Por isso, apontar o número final de pessoas sepultadas somente será possível após a reunião e digitalização de todos os dados.

FUNCIONAMENTO

Os cemitérios municipais de Santo Ângelo funcionam diariamente 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 18 horas. No dia de finados será realizado um horário especial, das 7 às 20 horas, sem fechar ao meio-dia.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes