Revitalização do Calçadão será inaugurada neste domingo

  • Obra atende reivindicação de lojistas e moradores e resolveu problemas causados pelos constantes vazamentos de dejetos cloacais registrados na rede pl

    Assunto: Infraestrutura  |   Publicado em: 17/12/2021 às 17:41   |   Imprimir

As obras de revitalização do Calçadão da Rua 25 de Julho serão oficialmente entregues à população neste domingo (19), às 19 horas. O investimento foi de R$ 1 milhão, com recursos do Fundo de Gestão Compartilhada.

Além das questões de mobilidade e estética, a obra resolveu problemas antigos causados pelos vazamentos de dejetos cloacais registrados na rede pluvial, provocando o refluxo em dias de chuva. A necessidade da obra foi identificada pelos técnicos da Corsan com dois objetivos, o primeiro de resolver os problemas do esgoto cloacal doméstico na rede pluvial, evitando os vazamentos, e o despejo no rio Itaquarinchim.

Com a remodelação da quadra, foram aumentadas significativamente as vagas de estacionamento, além da instalação de um novo sistema de iluminação pública em led e ajardinamento.

O prefeito Jacques Barbosa destaca que a necessidade de correção na questão do saneamento fez com que a obra não pudesse mais ser adiada e que, aproveitando essa situação, foi amplamente debatida com moradores e lojistas a revitalização do espaço. “O conceito de quadra diferenciada foi mantido, mas com adequações que colaboram para o desenvolvimento econômico”.

O projeto foi elaborado de forma conjunta pelas secretarias municipais de Planejamento Urbano e Habitação e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes