Lideranças do Distrito Buriti reivindicam ao executivo

  • Além de solicitar melhorias na sede para a Festa do Colono e Motorista, comunidade pede apoio para a instalação de ensino técnico agrícola da escola estadual

    Assunto: Infraestrutura  |   Publicado em: 06/06/2022 às 11:00   |   Imprimir

Na tarde de sexta-feira, 03, o prefeito em Exercício Dr. Volnei Teixeira esteve no Distrito Buriti ouvindo reivindicações das lideranças da comunidade e da direção, pais e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Buriti, onde foi recebido pelo presidente da Comunidade Evangélica, Norberto Mertins, pela diretora da escola, Rosemari Castanho, pelo representante do Círculo de Pais e Mestres do educandário, Leonir Otto, e pelos membros do conselho Cláudio Fenner e Jair Falk.
Acompanhado dos deputados Pompeo de Mattos (federal) e Eduardo Loureiro (estadual), do secretário municipal de Meio ambiente e Desenvolvimento Urbano, Francisco da Silva Medeiros e dos vereadores Maurício Loureiro, Felippe Terra Grass e Simone Lunkes, o prefeito em Exercício ouviu a solicitação de melhorias na comunidade que se organiza para receber visitantes na tradicional festa do Colono e Motorista, marcada para o dia 24 de julho, com várias atrações programadas. Entre as solicitações, obras de revitalização da pavimentação interna, no acesso ao pavilhão da comunidade, centro da programação.
ESCOLA
Outro pleito ao Executivo, reforçado pelas lideranças, é o asfaltamento de aproximadamente 500 metros de extensão, ligando a via principal asfaltada do distrito até o acesso à escola.
Outro assunto pautado é extensão do ensino na escola. A comunidade quer a instalação de uma escola técnica agrícola e solicitou articulação do prefeito, dos deputados e dos vereadores, para oferecer opções de ensino para que os filhos dos agricultores permaneçam no interior, estimulando a sucessão familiar rural. A escola tem atualmente 140 alunos.
A diretora Rosemari Castanho afirmou que a escola tem uma área de quatro hectares e solicitou apoio das lideranças para um estudo de viabilidade e, caso atenda aos critérios e requisitos para a instalação do ensino técnico, seja iniciado o processo de expansão. “Seria um diferencial para manter a escola em atividade e permitir que os filhos de agricultores permaneçam na propriedade rural”, assinalou.
QUADRA
A diretora e representantes da comunidade escolar, também solicitaram às autoridades, a articulação para a conclusão do projeto arquitetônico da quadra de esportes, inaugurada em 2002 e que precisam de obras complementares. Segundo Rosemari, o projeto já está protocolado na 14ª Coordenadoria Regional de educação.
ILUMINAÇÃO
Durante a visita, o presidente da Comunidade Evangélica da Buriti, Norberto Mertins, agradeceu ao deputado Pompeo de Mattos a destinação de emenda parlamentar de R$ 150 mil que permitiu a modernização do sistema de iluminação pública da sede do distrito, com a substituição das lâmpadas de alta pressão por tecnologia LED.
O secretário Francisco da Silva Medeiros, diz que Buriti foi o primeiro distrito a receber a modernização do sistema e que o projeto avança para o meio rural, já contemplando cinco comunidades.
 
Fotos: Fernando Gomes