Cemitérios preparados para o Dia de Finados

  • Governo Municipal tem promovido melhorias permanentes nos dois campos santos e para atender a comunidade definiu horário especial de sábado a quarta-f

    Assunto: Infraestrutura  |   Publicado em: 31/10/2022 às 11:16   |   Imprimir

Os cemitérios municipais de Santo Ângelo, Sagrada Família e Padre Roque Gonzales, tem recebido continuadas melhorias por parte do Governo Municipal, com adequações na infraestrutura, além de permanentes cuidados com limpeza e conservação.

Para o Dia de Finados, próxima quarta-feira, 2 de novembro, foi definido horário especial de funcionamento visando atender as pessoas que costumam promover limpezas e organizar os túmulos de entes queridos visando a data. Deste sábado, 29, a quarta-feira, 2, os dois cemitérios estarão abertos das 7 às 19 horas.

O Setor de Cemitérios é ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e tem como coordenador Adelar Cavalheiro. Ele ressalta que além das ações permanentes realizadas nos campos santos, algumas ações visam o atendimento para o Dia de Finados.

Nos dois cemitérios, a Cruz Mestra recebeu melhorias, com implantação de queimadores protegidos do vento e coletores de cera. No Cemitério Roque Gonzales foi instalada uma caixa d’água com capacidade de armazenamento de dez mil litros para que não ocorra desabastecimento durante a realização das limpezas dos túmulos e jazigos.

Para o Dia de Finados, quando um grande movimento deve ser registrado nos dois locais, o Setor contará com apoio da Brigada Militar e da Coordenadoria Municipal de Mobilidade Urbana.

MELHORIAS

Adelar destaca que está sendo realizado um trabalho de mapeamento, com identificação de quadras, túmulos e jazigos. Essa documentação está sendo digitalizada e inserida no sistema. Ele acredita que esse trabalho deva estar concluído até o fim do primeiro semestre do próximo ano.

Além do trabalho constante de capina e pintura, os campos santos tem recebido outras melhorias, como a colocação de corrimões, facilitando o deslocamento das pessoas entre as sepulturas.

Foi adquirida uma área de meia hectare anexa do Roque Gonzales, para ampliar o cemitério. Essa área já está sendo cercada e elaborada a organização dos espaços. Ainda no Roque Gonzales a capela passou por revitalização no ano passado e neste ano ganhou climatização, instalação de geladeira e fogão para atender as famílias cadastradas na assistência social que podem dispor do espaço.

NÚMEROS

No Cemitério Sagrada Família estão registradas 4.921 sepulturas entre túmulos e jazigos, somando mais de 20 mil pessoas sepultadas. No Roque Gonzales são 5.979 espaços, somando mais de 30 mil pessoas sepultadas.

Neste ano, até a quinta-feira, 27, foram efetivados 450 sepultamentos nos cemitérios locais, sendo 325 no roque Gonzales e 125 no Sagrada Família.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes