Autorizado início das obras de reforma da Praça Castelo Branco

  • Ordem de serviço foi assinada na sexta-feira, 13

    Assunto: Obras  |   Publicado em: 16/01/2017 às 08:54   |   Imprimir

A comunidade da zona norte de Santo Ângelo vai ganhar um espaço público de lazer humanizado, embelezado e urbanizado com a ampla reforma da Praça Castelo Branco. 
A ordem para o início das obras foi assinado nesta sexta-feira, 13, pela manhã, entre o prefeito Jacques Barbosa e o diretor da empresa vencedora do processo licitatório, Anderson Brum Maciel, sob o testemunho do vice-prefeito Bruno Hesse, de colaboradores da administração municipal e moradores e, em especial, do empresário e ex-vereador Edson Martins, articulador da emenda parlamentar junto ao ex-deputado federal Vieira da Cunha, no valor de R$ 212 mil, que proporcionará a reforma completa do logradouro. Os recursos foram disponibilizados no final de 2012, porém foram licitados somente em meados do ano passado. O prefeito Jacques pediu agilidade aos setores competentes para evitar a devolução dos recursos ao Ministério do Turismo e, já na primeira quinzena, foram ajustados os documentos para o início das obras. 
A ordem de serviço foi assinada na Praça, por ocasião da visita do prefeito para conhecer as obras e melhorias que serão realizadas. As obras terão início já na próxima segunda-feira, 16, e o prazo para conclusão dependerá das condições climáticas, segundo o empreiteiro. 
MODERNIZAÇÃO
De acordo com o memorial descritivo da reforma, a Praça Castelo Branco receberá 48 novos pontos de iluminação, reconstrução dos sanitários e dos passeios internos, pintura geral, recuperação parque infantil, obras de jardinagem e paisagismo, instalação de novas lixeiras e melhoria na quadra de areia para a prática de futsal e voleibol. Na praça infantil, serão retirados os atuais brinquedos e substituídos por materiais alternativos.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, declarou que a equipe técnica da pasta fará um levantamento na arborização da praça, para a retirada de árvores com raízes mortas, poda com levantamento das copas para melhoria na iluminação e para a circulação de pessoas com segurança, e remoção de galhos. 


DEPOIMENTOS
“É um satisfação de ver concretizar um projeto do meu trabalho como vereador”, disse Edson Martins. Conforme o empresário, este é o segundo passo para a revitalização da Praça Castelo Branco que, no ano passado, teve o passeio externo reconstruído. Em sua opinião, a comunidade vai aproveitar as melhorias para as caminhadas matinais e como espaço humanizado de lazer que, segundo ele, tem grande circulação de pessoas aos finais de semana. 
Zenir Machado, empresário e morador do entorno da praça, disse que foi uma longa espera e que finalmente caminha para sua concretização. “Quem mora aqui convive com a escuridão da praça. O abandono. Banheiros fechados e o matagal. Apenas um servidor não dá conta do serviço”, reclamou. No entanto, disse estar satisfeito com a iniciativa do Executivo de dar início às obras.
O prefeito Jacques Barbosa também ouviu dos moradores a solicitação para a articulação do Executivo junto ao comando da Brigada Militar buscando a efetivação de policiais no módulo localizado na Praça Castelo Branco. O empresário Gelson Tofolo, morador da área, argumentou que a comunidade auxiliou na estruturação do Módulo Policial, com a aquisição de equipamentos e manutenção, porém não há policiais efetivos no local. “Toda a comunidade sai ganhando com essa obra”, disse em relação à reforma da Praça Castelo Branco.

Fotos: Fernando Gomes