Obras da ciclovia em fase de retirada dos meios-fios dos canteiros centrais

  • Bustos de homenageados pelo Exército permanecerão instalados nos mesmos locais, na Avenida Venâncio Aires, porém em espaço menor

    Assunto: Obras  |   Publicado em: 21/01/2019 às 08:52   |   Imprimir

Em continuidade às conversações iniciadas pelo prefeito Jacques Barbosa com o comando do 1º BCom, em relação às alterações nos canteiros centrais que a construção da ciclovia irá exigir na Avenida Venâncio Aires, o prefeito em Exercício Bruno Hesse, o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Adolar Queiroz, o engenheiro José Carlos Ferraz e a arquiteta Laura Lucca, estiveram reunidos com o comando militar na manhã desta segunda-feira, 14. O objetivo foi tratar da redução dos espaços que abrigam os bustos de personagens importantes da história do Brasil, como o do general Manoel Luis Osório, patrono da Arma de Cavalaria, brigadeiro Antônio de Sampaio, patrono da Arma de Infantaria, e do patrono do Exército, Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Os bustos estão fixados no canteiro central da Avenida Venâncio Aires, onde está sendo construída a ciclovia. 
No encontro foi entregue ao tenente-coronel Vladimir Bancke da Silva, subcomandante do 1º BCom, ao major Hélder Farias e ao assessor do comando, José Apolinário dos Santos, cópia do projeto do Governo Municipal para a construção de um anel cicloviário no município, com cerca de 30 quilômetros de extensão, em diferentes etapas. A primeira etapa do projeto teve início na Avenida Venâncio Aires, com extensão de 4.037,30 metros de pista, trechos de ida e volta entre as ruas Marquês de Tamandaré e Padre Manoel da Nóbrega, um investimento de R$ 551.822,81 mil, com recursos de emendas parlamentares dos deputados federais Elvino Bohn Gass (PT) e Osmar Terra (MDB), mais uma contrapartida do município.
Com as ponderações do Governo Municipal de que o anel cicloviário na área urbana estabelecerá uma conexão entre as grandes avenidas e as áreas industriais e de ensino, facilitando o deslocamento de trabalhadores e de estudantes, com um meio de transporte não poluente e que oferecerá segurança aos usuários do sistema de trânsito, além da permanência dos bustos dos homenageados pelo Exército no mesmo local em que estão instalados, porém em um espaço menor, o tenente-coronel Bancke destacou que não há objeção e manifestou o apoio do comando do 1º BCom ao projeto. "É um bom projeto e certamente irá beneficiar milhares de pessoas, até mesmo militares que utilizam a bicicleta como meio para o deslocamento até o batalhão", disse o subcomandante. 
Em seguida, as autoridades foram até a frente do 1º BCom, na Avenida Venâncio Aires, para acompanhar as obras de retirada dos meios-fios dos canteiros centrais. A previsão é de que ainda nesta semana tenham início o recorte dos canteiros centrais do trecho de mais de quatro quilômetros onde está sendo construída a ciclovia. 
A arquiteta Laura Lucca explicou que a ciclovia terá duas pistas com largura de 1,5 metros cada, com recorte dos canteiros centrais e parte da pista, preservando a vegetação existente e mantendo o fluxo de veículos. Conforme o projeto, a pista para ciclistas será protegida por meio-fios e faixa de sinalização reflexiva.
“É o início de um grande projeto cicloviário para a cidade, com melhoria na estrutura de apoio ao ciclista, oferecendo um espaço seguro e funcional para trabalhadores e desportistas, também com segurança para motoristas e pedestres”, afirmou o prefeito em Exercício, Bruno Hesse.

Texto/fotos: Tarso Weber