Nova rede pluvial resolverá problema de décadas na Rua Santa Inês

  • Extensão da rede está sendo feita com a colocação de 309,4 metros de tubulação. Com esta obra o governo alcança a marca de 17 quilômetros de drenagens

    Assunto: Obras  |   Publicado em: 23/07/2020 às 15:31   |   Imprimir

Depois de 15 anos, os moradores da Rua Santa Inês, no Bairro Haller, estão recebendo a solução para um problema que causava muito incômodo. Por tratar-se de um declive, as águas da chuva invadiam as residências. Para solucionar o problema, está sendo realizada instalação de cerca de 310 metros de tubulação.
É mais uma obra de drenagem pluvial realizada pelo Governo Municipal de Santo Ângelo. São investimentos de mais de R$ 2 milhões no Plano de Prevenção a Alagamentos para solucionar problemas de décadas. Esses recursos estão sendo investidos na expansão de 4.430 metros da rede pluvial, o que se soma às obras de drenagem do PAC, com a instalação de 12.318 metros de novas tubulações, beneficiando moradores dos bairros e da área central.
“Por tratar-se de um problema grave e antigo, o Governo Municipal empenhou-se em garantir os recursos”, lembra o prefeito Jacques Barbosa, que visitou a obra nesta semana. Na oportunidade, os moradores Anteri Antunes Pires e Sadi Lima da Silva manifestaram satisfação com a obra. “A gente esperava por essa obra, para evitar os alagamentos. Era difícil até para sair de casa”, afirma Pires. Sadi reside há 25 anos no local e conta que a água descia e invadia os terrenos e as casas provocando muitos transtornos.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, salienta que o primeiro passo foi à remoção da vegetação e depois iniciou a obra com o alargamento da rua e a colocação dos tubos para o escoamento da água. A obra tem investimento de R$ 60.418,51.
O vereador Dionísio Faganello também esteve no local, acompanhado dos engenheiros Jeroni Antunes e Tunian Müller, e do secretário de Meio Ambiente Francisco da Silva Medeiros e do coordenador da SEMMA, Antônio Cardoso. “Fico feliz em participar deste momento, pois lutei por essa obra cerca de quatro anos. E é uma reivindicação da comunidade que chegou a mim e pedi providências ao prefeito Jacques Barbosa. Esta é mais uma conquista dos moradores e mostra o esforço do Governo Municipal para melhorar a qualidade de vida de nossos munícipes”, afirma.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes