Se tempo permitir, recuperação da Rua Ernesto Dornelles será concluída em 15 dias

  • Obra era responsabilidade da Corsan, porém diante dos problemas causados à população, prefeito Jacques Barbosa assumiu o compromisso e autorizou a recuperação da via

    Assunto: Obras  |   Publicado em: 07/11/2023 às 11:06   |   Imprimir

As obras de recuperação da Rua Ernesto Dornelles estão em andamento com a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMADU). Na primeira etapa está sendo realizada a drenagem pluvial e depois será recuperada a pavimentação. A via é um prolongamento da Rua Tiradentes e faz a ligação do Bairro Pippi e adjacentes com a área central da cidade. O trecho recuperado vai da ponte do Rio Itaquarinchim até a Avenida Sagrada Família, numa extensão de 900 metros.
A recuperação asfáltica era de responsabilidade da Corsan, que realizou intervenções para instalação de redes de água e esgoto. Porém, com a demora da Companhia, mesmo com intensa negociação e audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores, o prefeito Jacques Barbosa assumiu compromisso de recuperar a via.
O investimento é de R$ 1,8 milhão, sendo R$ 400 mil da drenagem pluvial oriundos do Fundo de Gestão Compartilhada e o restante de recursos livres da Prefeitura.
COMPLEXIDADE
As frequentes e volumosas chuvas atrapalharam o início dos trabalhos, já que para a drenagem pluvial era necessária ter uma condição de umidade do solo que permitisse a ação das máquinas com menos riscos para as instalações já existentes.
A dificuldade da obra está na existência de rede de fibra óptica de internet, emissário da rede de esgoto e adutora de abastecimento de água na margem. “Existe o risco dessas instalações serem atingidas, portanto, tudo tem que ser feito com o máximo cuidado para não provocar danos a moradores e comerciantes das proximidades”, observa o diretor da SEMADU, Antônio Cardoso. Uma equipe da Corsan está acompanhado os trabalhos.
O secretário municipal Francisco da Silva Medeiros afirma que a perspectiva é de conclusão do trabalho em 15 dias, porém, depende das condições climáticas. “Chuva forte pode atrapalhar o andamento, mas vamos trabalhar nos finais de semana e no feriado para concluir o quanto antes”.
DRENAGEM E ASFALTO
Na primeira etapa, estão sendo realizados serviços de instalação da rede de escoamento de águas pluviais. As próximas etapas serão de compactação do solo, impressão de base e sub-base e posteriormente o pavimento asfáltico.
“Esse é um sistema que passa despercebido pelos olhos da população. Porém, a rede de drenagem pluvial urbana desempenha papel fundamental para o bom funcionamento da cidade, principalmente em períodos com grandes quantidades de chuvas, evitando alagamentos. E depois vamos colocar a nova pavimentação, solucionando o problema para a população. Estamos buscando o ressarcimento da Corsan”, analisa o prefeito Jacques Barbosa, que visitou o local na manhã desta terça-feira, 7.
Na visita, o prefeito foi acompanhado pelos vereadores Vando Ribeiro, Simone Lunkes e Márcio Antunes e o presidente da Associação de Moradores do Bairro Pippi, Ildemar Felden.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes