Banda do 1º B Com é Patrimônio Cultural do Município

  • Prefeito Jacques Barbosa sancionou a lei na manhã desta quinta-feira, 1º, em ato realizado junto ao comando do 1º Batalhão de Comunicações

    Assunto: Poder Executivo  |   Publicado em: 01/12/2022 às 11:13   |   Imprimir

A Banda de Música do 1º Batalhão de Comunicações (B Com) do Exército Brasileiro é Patrimônio Cultural e Imaterial de Santo Ângelo. A lei proposta pelo Executivo foi aprovada pela Câmara de Vereadores.

A sanção da lei ocorreu na manhã desta quinta-feira, 1º, na sala de comando do B Com. Na oportunidade, o prefeito Jacques Barbosa frisou que a medida materializa o que já ocorre na prática, com a banda participando de eventos e iniciativas sociais. “A recente inauguração do voo para São Paulo, uma conquista da comunidade, foi comemorada com a apresentação da Banda do B Com”, citou como exemplo.

O comandante do Batalhão, tenente-coronel Japhet Luiz Barbosa de Carvalho Sobrinho, agradeceu a sensibilidade do prefeito Jacques Barbosa em reconhecer a atuação da banda, que se apresenta não apenas em Santo Ângelo, mas em toda a região.

A Banda do 1º B Com tem como regente o subtenente mestre de Música, Claudio Duarte Rodrigues. Ele relatou que a banda foi criada em 1979 e conta com 16 componentes e mais três corneteiros.

Ao final da reunião, a Banda realizou uma apresentação especial em agradecimento ao Governo Municipal pela deferência. Acompanharam o ato, os secretários municipais Jânio Bones (Governo e Relações Institucionais) e João Baptista Santos da Silva (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação); chefe de Gabinete, Airton Peruzzi e oficiais do 1º B Com.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes