Governo Municipal inicia ações do Setembro Amarelo em Santo Ângelo

  • Evento organizado pela Secretaria de Saúde, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania e Coordenadoria Municipal de Polít

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 02/09/2022 às 09:12   |   Imprimir

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania e da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMM), deu início às ações do Setembro Amarelo na tarde desta quinta-feira (1º), no auditório do Centro Municipal de Cultura. Ao longo do mês de setembro, ocorre uma série de ações e eventos voltados à conscientização e combate ao suicídio, sob o tema “A vida é a melhor escolha!”.

Na solenidade de abertura, o vice-prefeito Volnei Selmar Teixeira, ressaltou a importância do Setembro Amarelo como forma de conscientizar a população sobre os temas relacionados ao suidício. "O foco principal das ações é a conscientização e orientação para identificar pessoas que estão pensando no tema e oferecer o apoio adequado. Portanto, é uma campanha que ao preparar o público para perceber estes sinais, pode salvar muitas vidas", disse.

A secretária adjunta da Secretaria de Saúde, enfermeira Andréia Bernardi, integrante da comissão organizadora do evento, salienta que a campanha é extremamente importante no cenário atual, onde são cada vez mais comuns relatos de pessoas que tiraram a própria vida em situações em que isso poderia ser evitado, caso elas tivessem recebido o cuidado adequado. "Uma das formas de evitá-lo é falando a respeito do tema, fazendo com que ele deixe de ser um tabu e que informação de qualidade chegue tanto às pessoas que pensam em suicídio quanto àquelas que convivem com pessoas que estão pensando em tirar a própria vida", disse.

PRESENÇAS

Além do vice-prefeito Volnei Teixeira, estiveram presentes no evento o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Christensen; a vereadora e titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMM), enfermeira Jaqueline Possebon; a comissão organizadora do evento, formada pela enfermeira Andréia Bernardi, as psicólogas Lori Makvitz e Cristiane Rampon e a coordenadora da UBS Dr. Ernesto Nascimento Sobrinho, Fátima Silveira; o coordenador regional de Saúde da 12ª CRS, Rodrigo Reis; o coordenador de Vigilância Sanitária da SMS, Ubiratan Gross Alencastro; a diretora e gerente da Unopar Santo Ângelo, Caroline de Ávila; a coordenadora do curso de Enfermagem da URI Santo Ângelo, Alessandra Frizzo; a provedora do Hospital Santo Ângelo (HSA), Isabel Cristina Câmera; a docente do curso de Técnico em Enfermagem do Senac Santo Ângelo, Daiane Cristina Prestes; o subtenente Gílson do 1º BCom; a Tenente Ana Cristina do Posto Médico de Guarnição de Santo Ângelo; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Ângelo, Osvaldir "Vando" Ribeiro de Souza e a gestora da Pasta de Enfermagem do HSA, Suzete Litz.

O SETEMBRO AMARELO

O Setembro Amarelo é uma campanha idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) para conscientizar sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.

Falar sobre o Setembro Amarelo é, na verdade, abordar uma série de questões. Em especial, com relação à saúde mental, que influencia o comportamento e ações das pessoas, mas ainda é um tabu em alguns cenários.

A campanha visa reverter essa realidade para que os aspectos psicológicos recebam sua devida importância e atenção.

PROGRAMAÇÃO

6 de setembro

Na terça-feira (06), às 14h, na ESF Garibaldi Carrera Machado (Indubras), ocorre atividade física de relaxamento promovida pelo fisioterapeuta Daniel Soares Mello da Clínica Sarturi, empresa parceira do Setembro Amarelo. Às 14h30min, ocorre a dramatização sobre o tema "Suicídio: Rompendo o Silêncio", por meio da coordenadora da CMM, enfermeira Jaqueline Possebon, e agentes comunitárias de Saúde.

11 de setembro

No domingo (11), às 11h, durante o "Brique da Praça", na Praça Leônidas Ribas, ocorre a "Mateada pela Vida", organizada pelo CAPS II e Hospital Santo Ângelo (HSA).

13 de setembro

Na terça-feira (13), às 13h30min, no CRAS do Centro Social Urbano, no bairro Pippi, ocorre a Roda de Conversa sobre o tema "Suicídio e Doenças Mentais", conduzida pela psicóloga da CMM, Cristiane Richter.

15 de setembro

Na quinta-feira (15), às 7h30min, na UBS Dr. Ernesto Nascimento Sobrinho (Rua Borges de Medeiros, 289), será realizada a Roda de Conversa "Pela valorização da Vida: depressão e ansiedade pós-pandemia", ministrada pela psicóloga Fátima Silveira e pelo médico Sérgio Luiz Scherbaum. O mesmo evento será realizado no turno da tarde, às 14h, na Escola Mathilde Ribas Martins no CAIC/Cohab.

22 de setembro

Na quinta-feira (22), às 14h, na UBS Haller, ocorre a dramatização sobre o tema "Suicídio: Rompendo o Silêncio", por meio da coordenadora da CMM, enfermeira Jaqueline Possebon, e agentes comunitárias de Saúde. Às 14h30min, ocorre a Roda de Conversa "Pela valorização da Vida: depressão e ansiedade pós-pandemia", ministrada pela psicóloga Fátima Silveira.

23 de setembro

Na sexta-feira (23), às 13h30min, no CRAS do bairro Sepé, ocorre a Roda de Conversa "Suicídio e Doenças Mentais: Algumas Considerações", por meio da psicóloga Cristiane Richter.

29 de setembro

Na quinta-feira (29), às 13h30min, na UBS Subuski, ocorre a dramatização sobre o tema "Suicídio: Rompendo o Silêncio", por meio da coordenadora da CMM, enfermeira Jaqueline Possebon, e agentes comunitárias de Saúde. Além de atividade física de relaxamento promovida pelo fisioterapeuta Daniel Soares Mello da Clínica Sarturi, empresa parceira do Setembro Amarelo.

30 de setembro

Na sexta-feira (30), às 13h30min, no CTG da Linha Caimento, na Colônia Municipal, ocorre o encerramento do Setembro Amarelo, com a Roda de Conversa "Suicídio e Doenças Mentais: Algumas Considerações", por meio da psicóloga Cristiane Richter.

Texto: Rodrigo Bergsleithner

Fotos: Fernando Gomes