SMS avança em tratativas com o Estado para fortalecer a rede de saúde de Santo Ângelo

  • Assunto: Saúde  |   Publicado em: 24/11/2025 às 14:01   |   Imprimir

Na última semana, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) cumpriram agenda em Porto Alegre, onde se reuniram com a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann. O encontro teve como objetivo apresentar projetos, solicitar a ampliação de serviços e fortalecer a articulação com o Estado para qualificar o atendimento prestado à população em Santo Ângelo.

A pauta incluiu a apresentação do projeto da Estratégia Municipal de Atendimento Domiciliar (EMAD) melhorias para o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e demandas relacionadas à regulação de especialidades. O município também solicitou novos atendimentos ambulatoriais em ginecologia, dermatologia e litotripsia, além da ampliação dos serviços do Centro de Atendimento em Saúde (CAS) TEAcolhe. 

A secretária Arita Bergmann, acompanhada de sua equipe técnica, recebeu as propostas e garantiu o encaminhamento das mesmas para avaliação. A comitiva santo-angelense foi formada pelo secretário municipal de Saúde, Flávio Christensen, pela secretária adjunta Lori Makvitz e pelo coordenador Rodrigo Trevisan. Durante a reunião, a comitiva também levou solicitações do Hospital Regional das Missões.

A reunião contou ainda com a participação do secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo e, de forma virtual, do secretário Estadual de Cultura, Eduardo Loureiro, e do coordenador regional de Saúde, Rodrigo Reis. Também estiveram presentes os vereadores Vando Ribeiro e Simone Lunkes e a representante do deputado federal Osmar Terra, Nara Damião.

“A agenda reforça o compromisso do município em avançar na qualificação da rede de atenção à saúde, ampliando serviços, reduzindo filas e garantindo mais eficiência no atendimento à comunidade santo-angelense”, afirmou o secretário Flávio Christensen.