Programação do Outubro Rosa será aberta neste sábado

  • Objetivo é compartilhar informações sobre a importância das ações preventivas para evitar o câncer de mama e o câncer de colo do útero

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 28/09/2022 às 10:35   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo abrirá neste sábado (1º) a programação do Outubro Rosa, mês celebrado com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre câncer de mama e de colo uterino, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

A programação será realizada no pátio da UPA 24 Horas, das 9h30min às 16 horas, com a participação de diversas entidades e oferta de serviços e orientações. A secretária adjunta de Saúde, enfermeira Andreia Bernardi, salienta que na oportunidade será realizada a coleta de exames e autorização de mamografia. Ainda durante o evento de sábado, a Secretaria de Saúde estará disponibilizando vacina conta a Covid-19 para o público que comparecer.

Outra iniciativa que será realizada no sábado é o lançamento da Torta do Outubro Rosa, por meio das empresas que integram o Festival Cidade das Tortas.

A programação seguirá até o dia 28 de outubro com diversas atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde e entidades envolvidas. Andréia reforça ainda que durante todo o mês de outubro as mulheres poderão procurar qualquer unidade de saúde, da cidade e interior, para a realização de exames preventivo.

Estão integradas as atividades a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania; Gabinete da Primeira Dama; Coordenadoria Municipal da Mulher; Caps; 12ª Coordenadoria Regional de Saúde; Senac; Unimed; Liga Feminina de Combate ao Câncer; URI Santo Ângelo; Instituto Federal Farroupilha; Unopar e Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

Se chover, a promoção será cancelada.

LENÇO DA SOLIDARIEDADE

Outra iniciativa destacada por Andreia Bernardi é a campanha do Lenço da Solidariedade. “Muitas mulheres possuem, lenços, echarpes, tiaras, que não usam mais e se quiserem podem entregar na Secretaria Municipal ou alguma unidade de saúde. Os donativos serão repassados para a Unacon, com destinação para mulheres que estão realizando tratamento”.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes