Santo Ângelo é destaque estadual na vacinação contra a poliomielite

  • Imunização de crianças de um a cinco anos incompletos superou os 100% na Capital das Missões

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 04/11/2022 às 09:49   |   Imprimir

Santo Ângelo conquistou destaque estadual na campanha de vacinação contra a poliomielite. A meta era vacinar 95% do público alvo formado por crianças de um a cinco anos incompletos. No Rio Grande do Sul, o índice ficou em 78% e no País em 72,5%. Em Santo Ângelo, foram mais de cinco mil crianças vacinadas, com 102% de índice.

Conforme a secretária-adjunta de Saúde do Município, enfermeira Andréia Bernardi, mais de cinco mil crianças na faixa etária estabelecida estavam aptas a receber a dose. Os 102% foram atingidos porque muitas crianças ingressam na faixa etária em meio a campanha e, também, em julho, durante período de férias, crianças de outros municípios foram imunizadas em Santo Ângelo, conforme determina a legislação.

O excelente resultado foi obtido, conforme Andréia, pela mobilização das equipes da Secretaria de Saúde, com a realização de busca ativa, ações de imunização nas escolas das redes municipal e particular, com uso de equipes volantes procurando nos municípios e abertura das salas de vacina em horários diferenciados. Também é apontado como diferencial na campanha a ação de conscientização realizada pela Secretaria de Saúde na área central da cidade.

A vacinação segue sendo realizada, mas dentro da rotina das unidades e não com carga extra de doses.

No Estado, 327 municípios atingiram a meta de imunização contra a poliomielite, que é de 95% das crianças até quatro anos. Outros 170 municípios não alcançaram a meta de vacinação durante a campanha, mas a vacinação pode ser feita nos serviços de saúde municipais, segundo o calendário vacinal vigente.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes