Projeto de qualificação da UPA está sendo discutido

  • Atendimento das exigências do Ministério da Saúde garantirá mais recursos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 07/11/2022 às 16:01   |   Imprimir

O Governo Municipal de Santo Ângelo está trabalhando no projeto de qualificação da Unidade Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas e aumentar os recursos recebidos do Ministério da Saúde.

Na manhã desta segunda-feira, 7, foi realizada reunião para tratar do assunto. O vice-prefeito Volnei Teixeira participou da reunião e salienta que a qualificação da UPA visa aumentar em pelo menos R$ 52 mil os repasses mensais do Ministério da Saúde, o que pode provocar um aumento da carga de serviços oferecida à população.

Entretanto, para garantir essa qualificação será preciso atender algumas exigências do Ministério, como a questão do acolhimento pelo Protocolo de Manchester, método de triagem que classifica a prioridade de atendimento dos pacientes mediante o nível de gravidade de cada caso. "São vários quesitos que estamos trabalhando para elaborar o projeto com vistas a garantir mais repasses e, por consequência, aumentar a qualidade do serviço ofertado à nossa população", frisa Volnei.

Participaram da reunião, o diretor geral da UPA, Cristiano Cordeiro; o diretor técnico Lói Biacchi; assessores Fábio Escobar, Estela Medeiros e Eduardo Ferreira e o consultor Luis Antônio Caetano.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes