Santo Ângelo recebe do MPRS o selo de Município Amigo da vacina

  • Reconhecimento é resultado da cobertura vacinal obtida pelo município contra a poliomielite, obtendo um dos mais altos índices do Estado

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 09/11/2022 às 13:26   |   Imprimir

Os excelentes resultados obtidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo na campanha de vacinação contra a poliomielite recebeu o reconhecimento do Ministério Público do Rio Grande do Sul que outorgou ao Município o Selo de Amigo da Vacina. O ofício com o reconhecimento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles e Luciana Cano Casarotto, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões.

O selo é destinado a municípios gaúchos que atingiram a meta preconizada pela Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que é de 95% de crianças menores de cinco anos de idade vacinadas contra a doença.

Em Santo Ângelo, a cobertura vacinal alcançou 102%, com mais de cinco mil crianças vacinadas. O índice de 102% foi atingido porque muitas crianças ingressaram na faixa etária em meio a campanha. Além disso, crianças tem o direito de receber a vacina fora do seu município de domicílio. De acordo com os dados oficiais, o Rio Grande do Sul atingiu 78% do público alvo e 72,5% no País.

A vacinação alcançou números significativos em Santo Ângelo devido a medidas adotadas pela Secretaria Municipal, como a busca ativa pelas equipes volantes, a vacinação realizada em escolas das redes municipal e particular, a campanha de conscientização e o drive thru promovido para facilitar o acesso à prevenção.

Estudos apontam que o Brasil é um dos países das Américas com alto risco de reintrodução do vírus da poliomielite, ao lado de outros cinco países (Bolívia, Panamá, Paraguai, Argentina e Equador).

Texto: Hogue Dorneles