Dezembro Vermelho: Saúde inicia campanha com serviços e orientações

  • Campanha alerta para diagnóstico e tratamento precoce da Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 02/12/2022 às 10:25   |   Imprimir

Com o objetivo de intensificar ações e promover a sensibilização da população geral em relação ao HIV, sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo está realizando a Campanha Dezembro Vermelho, com a disponibilização de testes e orientações.

A campanha foi aberta na quinta-feira, 1º, e o prédio da Secretaria Municipal de Saúde ficou iluminada de uma forma diferente. A cor vermelha simboliza a data, dia mundial da luta contra Aids e o início do dezembro vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis).

Conforme a secretária adjunta da Saúde, Andreia Bernardi, a iluminação é uma forma de sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção, da assistência e da proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

PROGRAMAÇÃO

No mês de dezembro, a SMS, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) estará promovendo ações de orientações sobre sintomas, transmissão e tratamento, além da importância da prevenção, com distribuição de preservativos e oferta de testes rápidos para o HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Os resultados dos testes são conhecidos em menos de meia hora. Inclusive, ao longo do ano, o SAE ampliou as ações de testagens de forma descentralizada.

O atendimento do SAE é realizado em anexo ao antigo Posto da Rua 22 de Março, abrigando o Serviço de Controle e Tratamento das Hepatites Virais, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase. O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. A unidade atende pelo telefone (55) 3312-0185.

Texto: Hogue Dorneles

Foto: Divulgação