Vacinação Covid idosos

  • Saúde aplica vacina bivalente em idosos

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 17/02/2023 às 10:19   |   Imprimir

Saúde aplica vacina bivalente em idosos
 
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 1.626 doses do imunizante e nesta quinta e sexta-feira realizou a aplicação em internos e funcionários de lares de idosos.
A vacinação com a vacina bivalente estava sendo aguardada por ser um imunizante que conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron.
 
Na quarta-feira (15), a Secretaria Municipal recebeu 1.626 doses, destas 354 foram destinadas a internos dos lares da velhice. Em três deles, os idosos foram imunizados na manhã e em outros quatro na tarde de quinta-feira (16), sendo a operação concluída nesta sexta-feira (17). Os trabalhadores desses locais também foram vacinados.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Flávio Christensen, o restante das doses será aplicado em pessoas com mais de 70 anos ou imunocomprometidos acima de 12 anos. Esse público alvo soma 7.075 pessoas.
Flávio não descarta que seja montado um esquema especial para a vacinação desse público, utilizando, por exemplo, a estrutura do Centro de Cultura. Ele também espera pelo envio de mais doses.
Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes.
PÚBLICO ALVO
Neste primeiro momento, a vacinação ocorre de forma extramuro, com as equipes de saúde dos municípios indo até as instituições de longa permanência para idosos (ILPI). Essa etapa antecipa o que o Ministério da Saúde definiu como Fase 1, que inclui pessoas de 70 anos ou mais, imunocomprometidos e comunidades indígenas. Esses deverão ser atendidos de forma escalonada, conforme a chegada das remessas.
O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina bivalente para as pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes.
O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de quatro meses da última dose de reforço ou da última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.
 
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Divulgação