Conferência de Saúde promove debate sobre o SUS e melhorias no setor

  • Evento foi sediado no auditório do Centro Municipal de Cultura na tarde desta sexta-feira, 24, e recebeu grande número de participantes

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 27/03/2023 às 08:34   |   Imprimir

Profissionais de saúde dos setores público e privado e autoridades lotaram o auditório do Centro Municipal de Cultura na tarde desta sexta-feira, 24, para participar da 12ª Conferência Municipal de Saúde. O evento teve como foco a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
O prefeito Jacques Barbosa observou que a Conferência é um espaço para discutir e aprimorar com a população o modelo de atenção à saúde, propondo diretrizes para os próximos anos e, por isso, é importante a participação da sociedade. Ele salientou a importância da defesa do SUS, que atende a maior parte da população e que precisa estar sempre sendo aprimorado. Lembrou que o Governo Municipal entende como fortalecimento do SUS os investimentos na ampliação e qualificação do atendimento prestado à população. Citou que no setor de saúde estão sendo executadas obras com investimento superior a R$ 2,2 milhões, com a construção da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Ditz, do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I); e as obras de ampliação e modernização da ESF do Bairro Aliança.
O secretário municipal de Saúde, Flávio Christensen, pontuou que a etapa da Conferência Municipal de Saúde é um momento de debate entre todos os segmentos da sociedade com o objetivo de avaliar a situação de saúde do município e estabelecer as proposições para subsidiar a elaboração dos Planos Plurianuais de Saúde nas esferas estaduais e nacional com vigência de 2024 a 2027. Durante a conferência, os participantes discutiram eixos temáticos e elegeram os delegados que representarão Santo Ângelo na etapa estadual.
Jeana Wilms e Kelly Sangoi, integrantes do Movimento Paliativista, apresentaram um painel sobre o conjunto de práticas de assistência ao paciente.
Também participaram da Conferência, o vice-prefeito Volnei Teixeira; vereador Felippe Terra Grass, representando a Câmara de Vereadores; Rodrigo Reis, coordenador regional de Saúde e Ângela Gasparetto, presidente do Conselho Municipal de Saúde.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes