Sete casos de dengue foram registrados em Santo Ângelo neste ano

  • Surto em Ijuí, com mais de 800 casos confirmados, mantém Secretaria Municipal de Saúde em alerta, com cuidados e ações redobrados.

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 14/04/2023 às 10:49   |   Imprimir

Até a manhã desta sexta-feira (14), sete casos de dengue haviam sido confirmados em Santo Ângelo. Entretanto, a doença tem registrados números expressivos em outros municípios. Em Ijuí, até esta sexta eram 838 casos confirmados, com 1.458 notificações e 360 exames a espera de resultados. Em Santo Ângelo, 11 exames estavam no Laboratório Central do Estado. No Rio Grande do Sul já são mais de 5,4 mil casos confirmados, com seis óbitos registrados, sendo um em Ijuí.
Em virtude do panorama no Estado, a equipe da Vigilância Ambiental coordenada por Selenir Arruda e supervisionada pelo coordenador da Vigilância em Saúde Ubiratan Alencastro, tem intensificado as ações preventivas, buscando em primeiro lugar bloquear eficientemente as áreas onde residem as pessoas que tiveram casos confirmados. “Neste momento são poucos os casos e, com isso, o bloqueio pode ser feito de forma mais eficiente”, salienta Ubiratan.
Ele reforça que no intuito de melhorar a eficiência, são feitas ações além dos protocolos indicados pelo Ministério da Saúde. O Ministério recomenda a eliminação de forma física dos criatórios, visando eliminar larvas do Aedes, e aplicação de inseticida Adulticida, que objetiva eliminar mosquitos adultos que possam ter sido infectados a partir do paciente positivo, com o equipamento de UBV costal, o chamado “fumacê”. Em Santo Ângelo, está sendo promovida uma uma ampliação de raio a partir do endereço do caso confirmado, com uso de um produto biológico (BTI – Bacilus turingensis cepa israelense), que age eliminando as larvas de forma altamente eficiente.
“Ressaltamos que este produto, BTI, foi adquirido com recursos próprios pelo Município, visto que o Ministério só o disponibiliza para as regiões Norte e Nordeste, em função da maior gravidade da dengue nestas regiões e a pior condição sanitária, nestas regiões o BTI é utilizado em reservatórios de água para consumo humano, em especial em cisternas, visto que é totalmente inócuo para mamíferos”, observa Ubiratan.
ALTO RISCO
Ubiratan Alencastro pede que atenção da população, pois o momento é de alto risco em função de temperaturas favoráveis a proliferação do Aedes aegipty. “E tem ainda a incidência de chuvas que propiciam o surgimento de criatórios. Por isso, as pessoas devem cooperar, tendo o cuidado de tentar evitar a presença de criatórios nas suas residências e locais de trabalho”.
Ele salienta que a atuação das equipes da Secretaria Municipal seguirá sendo constante, porém não há como se estar presente em todos os locais, principalmente se acontecer o aumento de casos e exigir aumento das atividades de bloqueio, obrigando a redução das ações preventivas. “Além do uso do BTI, o trabalho inclui os mutirões de coletas de entulhos, aplicação de produtos no interior dos pátios, mas o mais importante é a conscientização e participação da população em não permitir a permanência de criatórios nas suas residências. A proliferação da dengue é muito dinâmica se cometermos qualquer descuido, podemos ter um surto se instalando rapidamente no Município, por isto pedimos o engajamento constante de todos”, alerta.
SUSPEITAS
A Equipe da Vigilância Epidemiológica ressalta a importância dos cidadão que forem notificados como suspeitos realizem a coleta para sorologia no tempo certo, visto que este exame é o aceito pelo sistema do Ministério para identificar os casos confirmados. Também permite que as equipes desempenhem as funções de bloqueio e aplicação de inseticida.
Sem a confirmação oficial, via sorologia no Lacen, não há como realizar a eliminação dos mosquitos, pois a equipe da Vigilância Ambiental não recebe a informação de “caso suspeito” e, posteriormente de “caso confirmado”. “Exames realizador em Laboratórios particulares ou testes rápidos em hospitais, neste momento em que não estamos com surto, não acionam o sistema”, observa.
FENAMILHO
Com relação a realização da Fenamilho, Ubiratan Alencastro anuncia que serão realizadas ações preventivas no Parque de Exposições Siegfried Ritter.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Divulgação