Saúde tem vacinações contra Covid e gripe nesta semana

  • Imunização contra Covid será realizada na sede da Secretaria e contra a gripe tem roteiro por várias localidades do interior

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 24/04/2023 às 10:41   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo programou ações de imunização para esta semana prevenindo a população contra a Covid-19 e a gripe.
GRIPE
A vacinação contra a gripe contará com roteiro pelas localidades do interior durante a semana, iniciando nesta segunda-feira, 24. Estão sendo disponibilizadas doses para idosos, trabalhadores da educação, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas, gestantes e puérperas.
Nesta segunda-feira, 24, a vacinação iniciou pelo Lajeado Cerne pela manhã e segue à tarde, das 13h30min às 14h30min no Distrito Sossego, tendo por local a Escola Nossa Senhora Aparecida. Na localidade de Timbaúva, no colégio desativado, a imunização será realizada das 15 às 16 horas.
Na terça-feira, 25, o roteiro marca vacinação no Salão Paroquial do Cristo Rei, das 13h30min às 15 horas, e no Salão Paroquial do Rincão dos Roratos, das 15h30min às 16 horas. A programação da quarta-feira, 26, será realizada à tarde, com o seguinte cronograma: Salão Paroquial da Ilha Grande, das 13h30min às 14h30min; Posto de Saúde do Rincão dos Mendes, das 14h45min às 15h45min; escola do Rincão dos Meotti, das 16h às 16h45min e no Salão Paroquial do Rincão dos Prestes, das 17h às 17h45min.
O roteiro da semana será encerrado na quinta-feira, 27, das 14h às 15 horas, no Salão Paroquial do Comandaí e das 15h30min às 17 horas, no Posto de Saúde de Santa Rita.
COVID
A prevenção contra a Covid-19 será realizada na sexta-feira, 28, com aplicação de doses bivalentes, na sede da Secretaria de Saúde, das 14h às 17 horas. Estarão sendo vacinadas pessoas com mais de 60 anos que já receberam no mínimo duas doses da vacina monovalente; pessoas com 12 anos ou mais portadores de imunossupressão; pessoas com 12 anos ou mais portadores de deficiência permanente; trabalhadores da saúde; gestantes e puérperas e pessoas com 12 anos ou mais com comorbidades, como hipertensão, diabetes, etc.
É pré-requisito ter recebido ao menos duas doses da vacina monovalente. Nos casos de pacientes portadores de imunossupressão ou deficiência permanente é necessário portar laudo médico, com intervalo de quatro meses da última dose recebida. Já os profissionais da saúde devem comprovar atuação na área.
Nos dias de vacinação contra a Covid também será disponibilizada a imunização contra a gripe para os grupos considerados prioritários.