Saúde disponibiliza atendimento até às 21 horas

  • Equipe de Atenção Primária Central da Secretaria de Saúde irá oferecer atendimento médico clínico das 17 às 21 horas, facilitando o acesso da população aos serviços

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 17/07/2023 às 15:44   |   Imprimir

Um esforço conjunto do Município, Estado e União passou a ofertar serviços até às 21 horas na Secretaria de Saúde de Santo Ângelo. O serviço teve início na quinta-feira, 13, e a cerimônia de inauguração do novo espaço ocorreu na tarde de sexta-feira, 14, pelo prefeito Jacques Barbosa, vice-prefeito Volnei Teixeira, Fernando Bernardi, secretário de Saúde; com a presença das vereadoras enfermeira Jaqueline Possebom e Simone Lunkes; do titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Rodrigo Reis; e de servidores que irão atuar no horário diferenciado.
A Atenção Primária Central, funciona junto à Secretaria Municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 17 às 21 horas, e passa oferecer serviços de atendimento médico clínico, enfermagem, exames preventivos de cólon e mama, testes rápidos de HIV, sífilis hepatites B e C, administração e dispensação de medicamentos da farmácia básica. O espaço também terá médico pediatra, porém com atendimento das 17 às 19 horas. A equipe é composta de médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, farmacêutica e atendente de farmácia.
O secretário de Saúde, o médico Fernando Bernardi, destacou que o horário estendido é mais uma ação da Secretaria para facilitar o acesso de trabalhadores e trabalhadoras aos serviços primários em saúde, além de desafogar o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas e o Pronto Atendimento do Hospital Santo Ângelo. Bernardi explicou ainda que a Equipe da Atenção Primária irá dar cobertura de atendimento aos moradores da área central da cidade.
FORTALECIMENTO DA SAÚDE PÚBLICA
O prefeito Jacques Barbosa também saudou o horário diferenciado, ampliando o acesso da população ao atendimento básico de saúde. “Representa o fortalecimento da saúde pública do município”. Ele lembrou que já está em pleno funcionamento o atendimento estendido no Posto de Saúde Ernesto Nascimento Sobrinho (22 de Março), das 7 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia, em parceria com a União, por meio do Programa Saúde da Hora.
O Posto 22 de Março está funcionando provisoriamente na Rua Borges de Medeiros, nas proximidades do Cemitério Sagrada Família, pois está sendo elaborado o projeto de revitalização e ampliação do espaço original.
PRESENÇAS
Também prestigiaram a inauguração do espaço, a secretária-adjunta de Saúde, Andréia Bernardi; a coordenadora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Karine Guimarães, e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ângela Gasparetto.
Fotos: Fernando Gomes