Saúde começa distribuições do Programa de Proteção e Promoção de Saúde Menstrual

  • São ofertados gratuitamente absorventes higiênicos femininos e promovidas ações educativas para estudantes da rede pública

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 19/07/2023 às 09:15   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta semana o cronograma de distribuição e ações do Programa de Proteção e Promoção de Saúde Menstrual para estudantes da rede pública, atendendo portaria do Ministério da Saúde.
Além da distribuição de absorventes higiênicos femininos são realizações ações educativas relativas a saúde menstrual para alunas dos educandários que aderiram ao Programa Saúde na Escola.
A secretária adjunta da Saúde, Andreia Bernardi, salienta que estão sendo repassados absorventes equivalentes a um ano. O cronograma de entregas iniciou pelas escolas estaduais
Abílio Lautert e Margarida Pardelhas. “O município só foi contemplado com esse recurso devido às Equipes de Atenção Primaria terem realizado as ações preconizadas pelo Programa Saúde na Escola e atingido as metas estabelecidas”, observa Andreia.
A secretária adjunta afirma que além do benefício às alunas que recebem atividades de prevenção e promoção a saúde, existe também a situação financeira, pois muitas famílias são carentes e, por vezes, a evasão escolar se dá por não terem como ir à escola no período menstrual pela falta de absorventes.
A enfermeira Carine Amabile Guimarães, coordenadora da Atenção Primária, salienta que o cronograma de entrega seguirá sendo realizado nos próximos dias.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Divulgação