UPA realiza procedimentos de traumatologia e ortopedia

  • Serviços de consulta, exames de raio-X e aplicação de gesso são realizados na nova ala

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 22/09/2023 às 11:07   |   Imprimir

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas está ampliando os serviços que são prestados gratuitamente para a comunidade santo-angelense. A população passou a contar com serviço de traumatologia e ortopedia. “Foi montada uma equipe e estrutura física e equipamentos para fornecer esse serviço, que conta com uma grande demanda”, informa o diretor da UPA, Osvandir Lemos.
ATENDIMENTO
O primeiro passo é a triagem, feita a partir da avaliação dos médicos plantonistas. Se confirmada a necessidade, o paciente é encaminhado para exame de raio-X e aplicação de gesso. Foram adquiridos também equipamentos para imobilização, gessada ou não. Pacientes com lesões mais graves, que necessitem de procedimentos mais complexos, são encaminhadas ao Hospital Regional das Missões (antigo Hospital Santo Ângelo). Os atendimentos são realizados de segunda a quinta, com início às 10 horas, com o médico especialista Paulo Azeredo.
QUALIFICAÇÃO E AMPLIAÇÃO
O prefeito Jacques Barbosa salienta que o Governo Municipal está comprometido em qualificar e ampliar cada vez mais os serviços de saúde ofertados para a comunidade. “Mesmo com as dificuldades financeiras que atingem os municípios, investimos significativamente para que a comunidade receba o melhor atendimento possível e o serviço de traumatologia e ortopedia instalado na UPA é um exemplo disso”.
Fernando Bernardi, secretário municipal de Saúde, lembra que o foco é expandir o atendimento, citando como exemplos a ampliação de horários em algumas unidades, reforços nas equipes e oferta de novos serviços.
Jacques e o vice-prefeito Volnei Teixeira visitaram a Unidade na manhã desta sexta-feira, 22, sendo recepcionados pelo secretário Fernando Bernardi, diretor Lemos, Carlos Abreu, coordenador de Enfermagem e o médico Lói Biacchi, diretor técnico da Unidade.
UPA
A média diária de atendimentos na UPA é de 250, porém já chegou a picos de 320. Além das consultas, são fornecidos exames e aplicação de medicamentos.
 
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes