Atendimento domiciliar em saúde

  • Assunto: Saúde  |   Publicado em: 05/01/2024 às 15:05   |   Imprimir

Município trabalha na implantação de atendimento domiciliar para acamados

Dr. Volnei Teixeira destaca que programa vai aproximar ainda mais a saúde pública de pacientes com doenças graves e crônicas

Santo Ângelo já aderiu ao Programa “Melhor em Casa”, do Ministério da Saúde, e as tratativas avançam para o seu efetivo funcionamento no município.

O programa foi pauta da reunião na quinta-feira, 4, entre o prefeito em exercício, Dr. Volnei Teixeira e o secretário municipal de Saúde, Fernando Bernardi, também médico, para levar cuidados especializados a pessoas com doenças graves e crônicas, acamadas, mitigando a necessidade de deslocamentos para atendimento na rede pública de saúde e reduzindo a permanência do paciente em hospitais.  

“É um avanço na política da gestão de qualificar e humanizar o atendimento às pessoas acamadas, geralmente idosas, facilitando o acesso delas aos serviços de saúde, com visitação periódica de equipe multiprofissional ”, afirmou Volnei. Para o prefeito em exercício, a atenção domiciliar é essencial, aproximando ainda mais a saúde pública do cidadão, principalmente daqueles que precisam de cuidados especiais.

Segundo o secretário de Saúde, Fernando Bernardi, o funcionamento do programa em Santo Ângelo é uma prioridade para a gestão e deve trazer resultados positivos a partir da implantação, tanto para os pacientes assistidos quanto para o serviço de saúde do município. Bernardi explica que a equipe é formada por diferentes profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem e outras especialidades que periodicamente visitarão pacientes em suas casas. Além disso, os profissionais trabalharão articulados com o SAMU, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas e hospitais locais em situações de emergências.

“A frequência de visitas é definida de acordo com as necessidades clínicas de cada caso e os atendimentos incluem exames, medicação, reabilitação, entre outros. Para que um paciente seja incluído no programa, é preciso passar por uma avaliação e encaminhamento médico”, informou o secretário.

Bernardi declarou que o programa também permite que a equipe de saúde conheça melhor a realidade do paciente e isso auxilia na melhoria da qualidade de vida de toda a família, com atendimento seguro, eficaz e efetivo pelos profissionais de saúde.

ESF DITZ

Outro assunto na pauta da reunião, é a inauguração da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Ditz. O prédio está concluído, o mobiliário e os equipamentos estão adquiridos, representando um investimento de mais de R$ 827 mil, com recursos da União e do Município. Segundo Volnei, a data de inauguração será anunciada nos próximos dias.

Texto/foto: Tarso Weber