Vigilância Ambiental reforça combate à dengue

  • Visitas domiciliares, inspeção de pontos estratégicos e borrifação de produtos integram as atividades de combate ao Aedes aegypti

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 01/02/2024 às 13:26   |   Imprimir

Os casos de dengue se avolumam no Rio Grande do Sul e batem recorde no País. Em Santo Ângelo, o cenário é considerado controlado, com apenas um caso confirmado neste ano. Trata-se de um caso importado, de uma paciente que esteve no município de Vista Gaúcha na região Celeiro. Mesmo com essa condição, a Vigilância Ambiental não esmorece e diante do avanço de casos no Estado e no País, reforça as medidas preventivas.
Rodrigo Stankowski, coordenador da Vigilância Ambiental, lembra que as ações incluem a aplicação de produtos biológicos e químicos por meio de borrifações em áreas propensas à proliferação do mosquito transmissor. “Além disso, há uma ênfase significativa na educação ambiental, promovendo conscientização sobre medidas preventivas”, comenta.
As equipes da Vigilância realizam visitas domiciliares, inspecionam pontos estratégicos e atendem casos de denúncias apresentadas pela comunidade, intensificando esforços em áreas identificadas como potenciais focos do Aedes aegypti. “Essas ações visam interromper o ciclo de reprodução do mosquito, reduzindo a incidência da dengue”.
POSTOS DE SAÚDE E ESCOLAS
O trabalho da vigilância não se limita aos domicílios, estendendo-se a postos de saúde e escolas. “Nestes locais, são implementadas medidas específicas para combater a dengue, como a eliminação de criadouros e a promoção de práticas higiênicas”, salienta.
A Vigilância abrange também o controle dos mosquitos borrachudos, visando minimizar o impacto desses insetos na saúde da população local.
“Em síntese, a atuação abrangente da Vigilância Ambiental engloba a prevenção, educação e intervenção direta, visando controlar a disseminação da dengue e proteger a comunidade contra vetores prejudiciais à saúde”, sintetiza o coordenador.
REPELENTES
Outra medida preventiva foi anunciada pelo diretor de Vigilância em Saúde do Município, Ubiratan Alencastro. Para proteger profissionais e pessoas da comunidade, todos os veículos que realizam transporte de pacientes para outros municípios receberam repelentes. “Os motoristas estão orientados para usar o repelente na chegada aos outros municípios, visto que atualmente ainda não foi identificada a circulação viral em Santo Ângelo e estamos fazendo todos os esforços e estratégias para evitar que isso ocorra”.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes