Vigilância Ambiental reforça ações de combate no Dia D contra a Dengue

  • Secretaria Municipal de Saúde orienta que população siga em alerta. Neste sábado, 2, será realizada panfletagem com orientações à população na Praça do Brique

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 01/03/2024 às 10:24   |   Imprimir

O Dia D contra a Dengue é promovido em novembro, entretanto, devido o volume de casos que estão sendo registrados no país, o Ministério da Saúde decidiu promover a ação neste sábado, 2, como forma de reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. O tema da ação será "10 minutos contra a dengue".
Conforme o Ministério da Saúde, o aumento no número de casos neste período do ano não era esperado, considerando os números históricos que indicam como pico das epidemias nos meses de março e abril. Os motivos apontados para o cenário são as alterações climáticas e a mudança nos sorotipos de dengue que estão circulando.
O Rio Grande do Sul apresenta a terceira maior letalidade de casos no país, com oito óbitos e aumento de 1.100% no número de casos no último mês em comparação com o mesmo período do ano passado.
LOCAL
Em Santo Ângelo, até esta sexta-feira, 1º, 21 casos já tinham sido confirmados. A maioria é de casos importados. Porém, já existe a circulação do vírus na cidade, o que reforça as ações de combate mantidas pela Vigilância Ambiental.
Conforme o coordenador da Vigilância Ambiental, Rodrigo Stankowski, será realizado um trabalho de panfletagem e orientação à população na Praça Leônidas Ribas, a popular Praça do Brique, com início às 9 horas.
Entretanto, o foco principal seguirá nas ações de bloqueio e vistoria. “Vamos realizar uma ação de conscientização, mas entendemos que os principais movimentos estão nas visitas a residências para orientar e alertar da importância da eliminação de focos do inseto e prosseguir com o monitoramento em pontos considerados estratégicos por serem locais de grande probabilidade do surgimento de criadouros. E, também, a aplicação dos inseticidas”.
Rodrigo salienta que os serviços de combate e controle são realizados ao longo de todo o ano como estratégia para buscar a redução da incidência do mosquito. “A comunidade tem que manter os cuidados para não acumular água parada, onde a fêmea do Aedes deposita seus ovos. E com dias seguidos de chuva intensa, é preciso ainda mais atenção com os recipientes que possam acumular água parada, como vaso de plantas, caixas d’água destampadas e garrafas”, lembra.
Caso exista alguma lugar com suspeita de foco, a comunidade pode comunicar a Vigilância pelo telefone 3312-0187.
O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal, Ubiratan Alencastro, também alerta que pessoas com febre por dois a sete dias (39 a 40 graus), aliada a dores de cabeça, atrás dos olhos, nas articulações devem buscar atendimento médico.
Como evitar os focos do mosquito
Esvaziar as caixas d’água da chuva e colocar tela nos canos de entrada da calha dessas caixas;
Instalar telas em ralos externos, de sacadas e de áreas de serviço;
Secar piscinas plásticas e guardá-las em local coberto;
Manter piscinas fixas com tratamento de cloro;
Limpar sacadas de apartamentos vazios, pois as folhas tapam os ralos e acumulam água nas sacadas;
Recolher lixos, ensacá-los e colocá-los para recolher no dia correto;
Limpar terrenos baldios;
Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva;
Não manter pratinhos em vasos de plantas;
Guardar brinquedos em locais cobertos.
 
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes/Arquivo