Governo Municipal amplia medidas de enfrentamento da dengue

  • Reforço em ações como bloqueios e borrifação de inseticida e mutirões de limpeza estão entre as iniciativas

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 13/03/2024 às 15:15   |   Imprimir

O quadro da dengue no Rio Grande do Sul aponta para a necessidade da máxima atenção por parte do poder público e da população com relação às medidas preventivas. O Governo do Estado decretou Situação de Emergência em virtude do quadro, com 20 óbitos já registrados pela doença neste ano.
Em Santo Ângelo, o cenário é considerado controlado, com cerca de 60 casos confirmados, um número baixo no comparativo com outros municípios. Entretanto, a ideia é ampliar as medidas de enfrentamento à dengue.
Na manhã desta quarta-feira, 13, o prefeito Jacques Barbosa coordenou uma reunião onde foram debatidas ações e estratégias para intensificar os cuidados e prevenção no combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
AÇÕES
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental tem realizado trabalho forte de bloqueios nas imediações das residências de casos confirmados ou suspeitos. São feitas em média oito borrificações diárias. São realizadas 250 visitas diárias para orientar e eliminar focos em imóveis. Ainda são recebidas em torno de 20 denúncias diárias feitas pela população pelo telefone 3312-0187.
O trabalho inclui ainda a orientação da comunidade com relação às medidas preventivas e palestras nas escolas, tendo os estudantes como aliados na conscientização dos pais e familiares.
Também são promovidas ações inovadoras, pioneiras no Estado e até no País, como o uso de drone agrícola para borrifação de produto biológico. Nesta semana, estão sendo feitas borrifações com uso de um atomizador acoplado a um trator e que percorrerá 40 quilômetros até a sexta-feira, 15. A Secretaria Municipal de Saúde está adquirindo um drone para usar na fiscalização e vistorias em locais de difícil acesso.
“São ações que repercutem diretamente no controle de casos. Porém, não podemos nos acomodar diante da situação e reforçar o trabalho. Sempre contando com a colaboração da comunidade, que é indispensável nesse processo, promovendo hábitos preventivos”, afirma o prefeito Jacques Barbosa
O secretário municipal de Saúde, Fernando Bernardi, salienta que a população deve seguir auxiliando, fazendo a limpeza de suas casas e locais que possam ter acúmulo de água, porque isso é essencial para o controle.
COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE
Na reunião, o coordenador regional de Saúde, Rodrigo Reis, confirmou o repasse de mais uma máquina de UBV Costal para auxiliar os trabalhos da Vigilância. Com isso, o diretor da Vigilância, Rodrigo Stamkowski, afirmou que será possível aumentar de duas para três as equipe que realizam as borrifações.
Reis aproveitou para elogiar o enfrentamento da dengue que está sendo realizado em Santo Ângelo. “É um dos melhores trabalhos do Estado, com muita eficácia e com criatividade para adotar medidas inovadoras com excelentes resultados”.
PRESENÇAS
Também participaram da reunião, secretária-adjunta da Saúde, Andreia Bernardi; diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Antônio Cardoso; procurador do Município, Leandro De Conti; advogado da Secretaria de Governo, Rogério Callegaro; chefe de Gabinete, Airton Peruzzi; Ubiratan Alencastro, coordenador de Vigilância em Saúde do Município e a enfermeira Carine Guimarães.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes