Prefeito recebe convite para promoção do Rotary contra a pólio

  • Promoção será realizada na tarde deste sábado, 23, na Praça Pinheiro Machado

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 22/11/2024 às 08:51   |   Imprimir

O Rotary Club do Brasil está promovendo a campanha “Juntos contra a Pólio”, visando conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A ação faz parte do compromisso global do Rotary, que desde 1988, que é parceiro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio.
Em Santo Ângelo, o Rotary Club Santo Ângelo Norte promoverá o evento neste sábado, 23, na Praça Pinheiro Machado, Centro Histórico de Santo Ângelo. O prefeito Jacques Barbosa foi convidado pelo presidente do clube, Claudio Cunha, ao lado do secretário da gestão, Roger Rocha Frees e do vereador Rodrigo Flores, que também é rotariano.
O evento terá início às 16 horas e contará com apresentações de cinco bandas; Sherlock, Marcelo Rossano, Ximu, No Divã e The Graints. Também estarão sendo distribuídos cookies e pipoca para as crianças, que ainda terão brinquedos infláveis à disposição. Os adultos receberão erva-mate e água quente para o chimarrão.
Estarão à venda copos e chope com arrecadação revertida para a aquisição de vacinas que serão distribuídas para a rede pública.
DOENÇA
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, foi quase completamente erradicada, com uma redução de 99,9% nos casos em todo o mundo desde o primeiro projeto de vacinação realizado nas Filipinas, em 1979. No entanto, o esforço para eliminar a doença precisa ser contínuo, e o Rotary Club está à frente dessa mobilização na comunidade, convocando pais e responsáveis a comparecerem às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para garantir que o cartão de vacinação das crianças esteja atualizado.
A campanha reforça que a vacinação é a medida mais eficaz para proteger contra a poliomielite e outras doenças preveníveis, com o lema "Vacinas salvam vidas" como o ponto central. A iniciativa busca não só conscientizar sobre a prevenção da pólio, mas também incentivar uma cultura de responsabilidade coletiva em relação à saúde pública.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos; Fernando Gomes